O Google anunciou uma nova política de inatividade e pretende excluir contas que estejam inativas há dois anos ou mais. As contas devem começar a ser excluídas a partir de dezembro de 2023.
Segundo informações divulgadas pelo Google, serão apagados endereço e mensagens do Gmail, calendário de eventos no Agenda, documentos e arquivos do Workspace, conteúdo no Google Drive e backup do Google Fotos. Quanto ao conteúdo do YouTube, ainda não foi informado o que será feito.
Vale ressaltar que o Google irá notificar os usuários antes de excluir as contas, para que eles decidam se querem ou não preservar suas informações. Para isso, a empresa avisará os usuários ao longo de meses através do e-mail anexado à conta e também no endereço de recuperação de perfil. Essas condições valem apenas para contas pessoais, o que significa que elas não se aplicam a perfis gerenciados por empresas e instituições de ensino.
O que fazer para manter a conta ativa
Para manter a conta ativa, é possível fazer atividades básicas como por exemplo assistir vídeos do YouTube com a conta logada, ler e enviar e-mails, baixar aplicativos na Google Play Store, usar o login Google em aplicativos de terceiros e manter a conta Google conectada em algum dispositivo Android ativo.
Por que as contas inativas serão deletadas?
Segundo o Google, deletar as contas inativas tem como objetivo garantir a segurança dos usuários. Isso porque contas inativas e sem verificação de duas etapas são mais vulneráveis, tendo em vista que geralmente possuem senhas fracas ou desatualizadas. Além disso, a remoção dessas contas também limita o tempo em que a empresa retém os dados não utilizados dos usuários.
O Google também informou que não irá liberar o nome de usuário do Gmail (o endereço de e-mail) deletado para recuperar contas.
Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash