Representantes do Geoprocessamento do CIDAC ministram palestra para alunos do Bacharelado em Geografia da UFF/Campos

Por: Letícia Nascimento

A convite da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos), representantes do setor de Geoprocessamento do CIDAC ministraram uma palestra para alunos da disciplina Práticas de Pesquisa em Geografia II, do Bacharelado em Geografia, nessa segunda-feira (22). O objetivo foi apresentar aos alunos diversas técnicas de pesquisa e também as formas de atuação profissional na área.

Os palestrantes foram o gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, e a assessora técnica do setor de Geoprocessamento, Carla Pontes. Além disso, o evento contou também com a participação dos estagiários do setor de Geoprocessamento, Letícia Amaral e Henrique Ferreli.

A Prof. Dra. Erika Vanessa Moreira, docente do Bacharelado em Geografia da UFF/Campos, destacou a contribuição da palestra para os alunos. “A preocupação dos alunos é a inserção profissional deles, então a fala dos integrantes do Geoprocessamento do CIDAC foi importante no sentido de entender a atuação dos geógrafos em uma instituição pública. Trouxe, também, a contribuição de pensar como o geoprocessamento está presente nas diferentes áreas, através da atuação da equipe de Geoprocessamento do CIDAC no planejamento urbano, saúde, agropecuária, mobilidade e questão ambiental. Também foi importante o compartilhamento das experiências, como é o cotidiano e os desafios colocados por uma instituição pública, que tem uma articulação com diferentes secretarias e, principalmente, essa proximidade na elaboração de políticas públicas”, disse.

O gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, falou sobre a importância da aproximação entre o CIDAC e a universidade. “Essa aproximação da academia com o serviço público municipal é muito importante, porque fortalece as ações do CIDAC e fortalece as atividades que nós temos junto às diversas universidades do município. Além disso, a gente tem uma oportunidade de mostrar aos alunos e aos gestores das universidades que dentro do poder público municipal existe um órgão que capta informações, faz pesquisas, faz análises de dados e gera informação que vai ser importante para contribuir com a eficiência da gestão municipal”, ressaltou.

 

Imagens: CIDAC

Alunos do Curso Técnico em Informática do ISEPAM fazem visita técnica ao CIDAC

Por: Letícia Nascimento

Alunos do Curso Técnico em Informática do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) realizaram uma visita técnica ao CIDAC, no último sábado (20).

Segundo o coordenador do laboratório técnico do CIDAC, Oswaldo Luiz Mascarenhas, o objetivo da visita técnica foi apresentar aos alunos como funciona o mercado de trabalho da área de TI. “O objetivo da visita é fazer com que os alunos interajam mais com o mercado de trabalho e também com as novas tecnologias que estão surgindo, para que assim eles possam vivenciar na prática o que eles veem na teoria e também possam se familiarizar com o funcionamento da área”, disse.

O analista de sistemas do CIDAC, Alexandre Lessa, também explicou a importância da visita para a aprendizagem dos alunos. “A visita técnica é um momento em que eles têm contato com os profissionais que atuam diretamente na área, as tecnologias e o ambiente específico de TI. Eles puderam ter acesso à parte de infraestrutura, conhecendo servidores, rede de computadores e monitoramento, além da manutenção de máquinas”, ressaltou.

Ainda de acordo com Alexandre, geralmente a visita técnica acontece uma vez por ano. “Em média, uma vez por ano a gente tem essa parceria e traz as turmas do ensino técnico do ISEPAM para conhecerem o CIDAC”, completou.

 

Imagem: CIDAC