Microsoft anuncia que assistente virtual Cortana será removida do Windows

A Microsoft anunciou que a Cortana, assistente virtual do Windows, deve ser removida do sistema operacional até o final de 2023. De acordo com a empresa, o objetivo é dar espaço para sua nova inteligência artificial Windows Copilot.

Em um comunicado oficial, a Microsoft anunciou que está realizando algumas alterações no Windows que podem afetar os usuários do aplicativo Cortana. A empresa pretende interromper o suporte oficial da Cortana no Windows como um aplicativo independente, ainda que ela possa funcionar vinculada a outras soluções.

Para os usuários que estão usando a Cortana atualmente, a sugestão da Microsoft é que experimentem o Bing Chat, integrado à Barra de Pesquisas do Windows 11 e ao navegador Edge. Futuramente, os usuários poderão utilizar o Microsoft 365 Copilot e Windows Copilot.

Cortana continuará existindo, mas será limitada

O fim do suporte não irá decretar o fim definitivo da Cortana. Por enquanto, ela continuará disponível nos aplicativos móveis do Outlook e do Teams, principalmente em salas e telas do aplicativo de vídeochamadas.

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

Google Slides começa a receber recursos de IA para geração de imagens

O Google Slides começou a receber uma ferramenta de geração de imagens por meio de inteligência artificial. Com a novidade, uma guia será exibida aos usuários para que eles possam pedir ajuda para fazer seus slides.

Anunciado na edição deste ano da conferência Google I/O, agora o recurso começou a aparecer em fase de testes para alguns usuários. O Google divulgou a novidade através do Twitter com uma postagem que mostra como a ferramenta funciona.

Um painel intitulado como “Ajude-me a visualizar” é exibido do lado direito do Google Slides, junto com uma caixa de texto e um botão “Criar” logo abaixo. Para usar a ferramenta, o usuário precisa descrever o tipo de imagem que deseja e depois clicar no botão, que, em seguida, apresenta diferentes opções de estilo. Quando o usuário escolhe uma das opções, imagens correspondentes ao pedido são geradas.

Além disso, no tweet feito pelo Google foi disponibilizado um link para os usuários que se interessarem em participar da fase de testes e experimentar a novidade. Porém, vale ressaltar que ainda não está disponível no Brasil.

Gmail e Docs também recebem IA

Além do Slides, o Gmail e o Docs também receberam uma ferramenta de IA, intitulada como “Ajude-me a escrever”.

No e-mail, a ferramenta será capaz de levar em consideração toda a sequência da conversa quando faz sugestões de palavras enquanto o usuário escreve. Já no Docs, ela funciona oferecendo mais lembretes de detalhes que podem ser adicionados ao texto, considerando o contexto automaticamente.

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash