Instagram está desenvolvendo recurso de IA para gerar texto em chats e postagens

O Instagram começou a desenvolver um novo recurso de chatbot com inteligência artificial para interagir com usuários da plataforma. O objetivo é permitir que as pessoas conversem com a IA generativa para se divertir, tirar dúvidas ou pedir ajuda na criação de uma postagem.

A descoberta foi feita pelo desenvolvedor leaker Alessandro Paluzzi, que compartilhou a novidade em uma postagem em seu Twitter. Ele divulgou um print de tela que explica melhor a funcionalidade.

Até 30 personalidades de inteligência artificial

O novo recurso irá trazer a capacidade de definir até 30 personalidades diferentes, o que dará a possibilidade de respostas específicas para cada conversa. Ainda não está claro o modo como será feita essa configuração.

Também não há informações ainda sobre qual modelo de conversa será usado pelo Instagram. Paluzzi divulgou que a interface é uma mistura de ChatGPT com uma conversa por DM (Mensagens Diretas).

Vale ressaltar que chatbots de IA utilizam modelos de treinamento baseados na coleta de dados, então recomenda-se evitar a exposição de dados pessoais.

Quando a novidade chegará ao Instagram

A novidade ainda é somente uma tela de aviso e está em desenvolvimento, portanto ainda não é possível saber como ela funcionará na prática nem quando ela será oficialmente lançada.

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov na Unsplash

Firefox 114 chega com atalho para reforçar privacidade e suporte a autenticadores

O Firefox 114 está sendo lançado com alguns aprimoramentos, como medidas de segurança para HTTPS, correções de bugs e algumas melhorias para desenvolvedores.

O destaque da nova versão é a interface para gerenciar a lista de exceções do recurso DNS sobre HTTPS. Versões anteriores do navegador já traziam suporte a esse mecanismo de privacidade, mas agora há novas opções de configuração.

A versão 114 do Firefox traz uma maneira fácil de adicionar sites à lista de exceções. Para isso, basta clicar no atalho para ser direcionado ao local externo. Dessa forma, o usuário envia sua requisição de nome de domínio através de uma conexão criptografada, por meio de um DNS seguro para dificultar que outras pessoas vejam os sites acessados.

Uma outra novidade é o suporte a autenticadores do padrão FIDO2/WebAuthn via USB no Windows, macOS e Linux. Alguns recursos mais avançados associados a esse método podem exigir a definição de um PIN no token de autenticação.

O Firefox 114 traz, ainda, pesquisa facilitada por sites favoritos no menu dedicado. A opção “Procurar Favoritos” é indicada para quem salva muitas páginas da internet ali no local, o que pode dificultar a localização manual. A nova opção ativa uma espécie de filtro e leva o usuário para a Barra de URLs, então a opção é basicamente o que o usuário faria ao digitar o endereço no local; porém como está restrito apenas aos favoritos, o usuário pode localizar o que deseja mais facilmente. Essa opção também foi introduzida em outras guias (Histórico, Biblioteca e Aplicativo) com a mesma fórmula de pesquisa.

Outros pequenos ajustes

Além disso, a nova versão do navegador também trouxe correção para alguns bugs e mudanças menores. As principais são:

  • Usuários do macOS podem capturar vídeo das webcams de seus dispositivos em resoluções superiores a 1280 × 720;
  • Sites que usam window.print() agora funcionam no Firefox para Android;
  • Extensões listadas podem ser reordenadas no menu do botão da Barra de Ferramentas de Extensão, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar para mover para cima ou para baixo.

Distribuição da atualização

O Firefox 114 já está disponível para download e atualização no Windows, macOS e Linux. Para baixar, é possível fazer o download direto no site da Mozila ou apenas fazer o seguinte procedimento para atualização:

  1. Clique no menu Sanduíche (três traços);
  2. Vá até “Ajuda”;
  3. Clique em “Sobre o Firefox”;
  4. Aguarde a transferência completar e reinicie o navegador.

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash