Windows 11 recebe recurso que permite compartilhar arquivos com sistema Android

A Microsoft liberou a atualização de junho para os usuários do Windows 11 Insider que traz, além de várias melhorias, um recurso em destaque: o suporte a compartilhamento de arquivos entre o Android e o Windows. Isso porque a build 2305.40000.4.0 traz uma nova versão do Windows Subsystem for Android, oferecendo essa e diversas outras melhorias.

Segundo divulgado pela Microsoft, o recurso permite que o usuário compartilhe suas pastas do Windows, como Documentos e Imagens, com o Subsistema, para que ações como carregar uma foto em um aplicativo de mídia social ou editar vídeos em um aplicativo criativo funcionem perfeitamente.

O recurso é capaz de habilitar o compartilhamento de arquivos apenas da pasta “C:\Users\seu usuário”, que será exibida dentro da pasta “/sdcard/Windows” do Android. Além disso, os arquivos que são executáveis (.exe) não serão mostrados com o objetivo de proteger a segurança do usuário.

A atualização traz, ainda, suporte para arrastar, soltar, copiar e colar arquivos entre o Explorador de Arquivos e aplicativos Android. Caso queira, o usuário pode desabilitar os recursos acessando as Configurações do Windows Subsystem for Android, tendo em vista que a nova ferramenta já vem habilitada por padrão.

Quanto às melhorias, a nova versão traz as seguintes:

  • Atualizações de segurança do Android 13;
  • Chromium WebView atualizado para versão 113;
  • Atualização de segurança para o kernel Linux;
  • Compatibilidade aprimorada para o hardware de câmera;
  • Compatibilidade aprimorada em API de WiFi;
  • Aplicativos que especificam android.hardware.type.pc no manifesto agora podem receber eventos de entrada brutos;
  • Novo design do menu de Configurações do Windows Subsystem for Android.

Já é possível, inclusive, compartilhar arquivos com celulares Android através do Windows. Para isso, basta usar o aplicativo Nearby Share do Google, já disponível para o sistema da Microsoft.

 

Via: TudoCelular
imagem: Windows/Unsplash

WhatsApp Beta começa a libera mensagens de vídeo no Android e iOS

O WhatsApp Beta para Android e iOS começou a liberar uma nova funcionalidade que permite o envio de mensagens de vídeo. Com o novo recurso, será possível compartilhar vídeos curtos com duração de até 60 segundos.

A nova ferramenta funciona de maneira semelhante aos áudios, com o objetivo de permitir que os usuários enviem vídeos de forma rápida e fácil.

Reprodução/WABetaInfo

Para acessar o recurso, basta tocar no botão do microfone, que fica do lado inferior direito. Se a função já estiver disponível, o botão do microfone irá se transformar em um botão de câmera de vídeo, e então é só tocar no botão para gravar um vídeo. Para voltar ao botão de microfone, basta tocar no botão até que o ícone de microfone apareça novamente.

As mensagens de vídeo que são enviadas ou recebidas são reproduzidas automaticamente, mas sem o som. Para ampliar o vídeo e ouvir o som do que foi gravado, o usuário precisa tocar uma vez no vídeo.

O site WABetaInfo destaca que as mensagens de vídeo não podem ser encaminhadas diretamente pelo aplicativo, mas que é possível salvá-las por gravação de tela, pois elas não são enviadas no modo de visualização única.

Até o momento, o recurso está disponível apenas para alguns testadores beta do aplicativo para Android e iOS, mas está sendo liberado gradativamente para mais testadores.

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash