Novo Outlook irá substituir E-mail e Calendário no Windows 11 em 2024

A Microsoft anunciou que o novo Outlook para Windows será lançado para todos os usuários do Windows 11 em 2024. Além de trazer várias melhorias, a nova versão da plataforma irá substituir o E-mail e Calendário, aplicativos nativos do sistema.

Segundo divulgado pela empresa, a nova versão do Outlook integrada ao Windows 11 contará com inteligência artificial avançada, ajudando os usuários a escreverem mensagens impactantes que tragam mais clareza e que não tenham erros, tudo isso sem a necessidade de assinatura. O aplicativo terá, ainda, proteção aprimorada contra ataques de phishing e outros golpes virtuais.

Como ficará com as funções dos aplicativos nativos que serão substituídos, a ferramenta irá oferecer, ainda, a possibilidade de organizar compromissos, compartilhar disponibilidade e eventos com apenas um clique. Além disso, também serão adicionados lembretes de conversas importantes, pesquisa universal para localizar mensagens e agendamentos e rastreamento de compras.

Com a nova versão do Outlook para Windows 11, os usuários de outros serviços de e-mail, como por exemplo Yahoo! e Gmail, poderão acessar todas as suas conversas em um mesmo lugar, atualizando as mensagens rapidamente. O serviço irá continuar oferecendo acesso gratuito ao Microsoft 365 na web, com as versões online do Word, Excel e PowerPoint.

Tendo em vista que o lançamento oficial do novo Outlook para Windows 11 será somente no próximo ano, apenas os participantes do programa de testes Microsoft 365 Insider conseguem testar a atualização até o momento. Para isso, esses usuários devem clicar na opção “Experimentar o novo Outlook”, que fica no canto superior direito da tela do programa.

A Microsoft divulgou, ainda, que os aplicativos padrões de e-mail e calendário continuarão disponíveis para download na Microsoft Store até o final de 2024. Nos computadores existentes, será possível alternar para a versão atualizada através de um botão nos programas E-mail e Calendário do sistema.

 

Via:TecMundo
Imagem: Reprodução/Microsoft

Opera One: Versão estável do navegador chega com integração nativa de inteligência artificial

A nova versão do navegador Opera, intitulada como Opera One, foi lançada no modo estável para o público geral. A novidade traz como destaque a integração nativa de inteligência artificial.

Aria, a inteligência artificial do navegador, pode ser programada através de uma linha de comando e também da barra lateral do navegador. A IA aproveita a tecnologia GPT da OpenAI para otimizar a pesquisa na web.

Os usuários do Opera One para Mac podem utilizar um atalho de teclado Command-/ para mostrar uma sobreposição e interagir com a Aria. Eles podem, também, usar a linha de comando para perguntar algo a Aria e interagir com a resposta da IA imediatamente na barra lateral ou voltar à navegação. O Opera One também inclui acesso ao ChatGPT na barra lateral do navegador.

Reprodução/Opera One

Além disso, um novo recurso de ilhas de guias mantém as guias associadas com base no contexto, o que permite que os usuários possam mover as guias, reduzir o tamanho das ilhas ou salvá-las em marcadores ou pinboards (quadros de avisos que permitem que os usuários coletem sites, imagens, links e notas de forma visual).

O Opera One apresenta, ainda, um novo design modular que os desenvolvedores afirmam que está pronto para um futuro generativo com base em IA, o que permite que o navegador se adapte de maneira dinâmica às necessidades dos usuários, trazendo apenas os recursos em destaque para primeiro plano.

O navegador conta com VPN e Bloqueador de anúncios gratuitos, além de controle dos streamings de música (Spotify, Apple Music, Deezer e Tidal) e integração de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

O Opera One está disponível de forma gratuita no site do Opera, incluindo links para download para as versões Windows, Linux e macOS.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC