Google Meet está testando planos de fundo gerados por IA

O Google Meet está começando a liberar para alguns usuários o uso de planos de fundo gerados por IA nos vídeos. Inicialmente, apenas usuários inscritos no programa Workspace Labs receberam a novidade.

A ferramenta funciona da seguinte maneira: para ativar, basta clicar no ícone de efeitos (que fica no canto inferior direito do vídeo) antes de entrar em uma reunião e depois basta digitar qual imagem gostaria de ter como fundo do cenário. A partir disso, o Google irá oferecer alguns exemplos caso o usuário queira experimentar. Veja abaixo:

Divulgação/Google/Olhar Digital

O usuário pode usar o comando “Gerar um plano de fundo” para criar imagens de plano de fundo utilizando inteligência artificial. O recurso permite definir um estilo preferido, como por exemplo ficção científica ou animação 3D; permitindo que o usuário escolha dede uma “sala de estar luxuosa” a uma “clareira mágica e ensolarada na floresta”.

A página de suporte do recurso informa que ele está sendo lançado de maneira gradual e que ainda não está disponível para todos os usuários. Para testar a novidade, é preciso estar inscrito no Workspace Labs.

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Google

LLaMA 2: Meta e Microsoft anunciam IA generativa gratuita

Nessa terça-feira (18), a Meta anunciou durante o evento Microsoft Inspire a nova versão de seu modelo de linguagem de inteligência artificial, intitulado como LLaMA 2. A novidade é uma parceria entre Meta e Microsoft, e será gratuita para pesquisas e para usos comerciais.

Segundo o site Olhar Digital, a Meta enviou uma nota à imprensa explicando que abrir o código é uma maneira de dar às empresas, startups e pesquisadores o acesso a mais ferramentas de IA. Ainda de acordo com o site, a empresa divulgou, ainda, que o LLaMA 2 foi treinado com 40% mais dados se comparado ao LLAMA 1.

Além disso, a nova versão promete superar outros modelos em testes de raciocínio, codificação, proficiência e conhecimento. O LLaMA 2 de código aberto ficará disponível em plataformas como a Azure da Microsoft, AWS da Amazon e Hugging Face.

LLaMA em celulares

Uma outra parceira da Meta no projeto, a Qualcomm anunciou que está trabalhando com a Meta para levar o LLaMApara celulares e notebooks em 2024. Além disso, a empresa também pretende criar aplicativos baseados em IA que funcionam sem depender da nuvem.

 

Via: Olhar Digital 
Imagem:  Dima Solomin/Unsplash