AudioCraft: Meta anuncia plataforma de IA generativa que cria sons e músicas a partir de textos

Nessa quarta-feira (02), a Meta lançou uma plataforma de inteligência artificial generativa capaz de criar sons e músicas a partir de textos. Intitulada como AudioCraft, por enquanto a ferramenta está disponível apenas para pesquisas, mas deve ser liberada em breve para todos.

A Meta divulgou que a ferramenta será útil para muitos públicos, tendo em vista que ela irá permitir que profissionais como músicos e desenvolvedores de jogos possam usá-la para criar novas composições e criar efeitos sonoros, por exemplo.

É possível entender um pouco de como a tecnologia funciona a partir de amostras de áudio divulgadas pela empresa. Confira:

 

Treinamento do AudioCraft

A plataforma de IA é composta por três modelos, que são MusicGen, AudioGen e EnCodec.

O MusicGen foi treinado com músicas licenciadas e de propriedade da Meta, o que o torna capaz de gerar músicas a partir de prompts de textos.

O AudioGen foi treinado a partir de efeitos sonoros públicos, o que fez a plataforma ser capaz de criar áudios mais comuns, como sirenes e canto de pássaros, também a partir de prompts de texto.

Já o EnCodec é um decodificador de gravações sonoras que entrega resultados com uma qualidade alta, mesmo com arquivos comprimidos. Esse modelo recebeu melhorias após ser anunciado no ano passado.

Atualmente, o AudioCraft está sendo disponibilizado em código aberto para que desenvolvedores e pesquisadores possam contribuir com o aprimoramento do recurso.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Muhammad Asyfaul/Unsplash

Microsoft Teams recebe recurso de áudio espacial em atualização

O Microsoft Teams recebeu uma atualização que trouxe melhorias e correção de bugs, além do suporte para áudio espacial. Com a nova ferramenta, os usuários podem fazer ligações mais imersivas, tendo em vista que o recurso causa a sensação de que a voz de cada integrante da videochamada vem de diferentes direções.

O novo recurso tem o objetivo de dar a impressão de que todos os participantes da videochamada estão no mesmo local, embora a reunião esteja acontecendo de maneira virtual. Além disso, a novidade também tem o intuito de diminuir os ruídos de comunicação para que a conversa flua mais facilmente.

Vale ressaltar que a funcionalidade não traz suporte para fones de ouvido via Bluetooth, o que significa que os usuários que quiserem experimentar a novidade devem conectar um headset com cabo da entrada 3,5 mm P2.

Até o momento, a ferramenta ficará disponível apenas para a versão da plataforma para computador e ainda não há informações sobre a possibilidade de o recurso ser disponibilizado para a versão para celular. Para usar a função de áudio espacial, o usuário deve ativá-la manualmente acessando Configurações > Dispositivos> Áudio Espacial > Ativar.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Sunder Muthukumaran/Unsplash