Google Chrome será capaz de resumir artigos e notícias através de inteligência artificial

O Google lançou mais uma função para a experiência de pesquisa da empresa, chamada de Search Generative Experience (SGE). Agora, a ferramenta de buscas usa inteligência artificial generativa para resumir artigos e notícias.

O recurso foi lançado nesta terça-feira (15) e, inicialmente, ficará disponível em dispositivos móveis. Em alguns dias, chegará para desktop, mas continua em caráter experimental.

Com a IA, a ferramenta de pesquisas do Google consegue resumir noticias e artigos destacando os pontos principais. Para isso, basta que o usuário toque no ícone posicionado na parte inferior da tela. Vale ressaltar que a IA só consegue resumir artigos disponibilizados gratuitamente, o que significa que o recurso não funciona em páginas com paywall (acesso pago).

As pesquisas com IA também trazem como novidade as definições de termos nas respostas e também uma melhoria de informações para quem está programando.

Para utilizar a SGE no computador, basta ter a versão mais recente do Google Chrome. Depois, basta acessar o Labs. Vale destacar, porém, que algumas contas não são elegíveis para uso da ferramenta.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Firmbee.com/Unsplash

Aria: Opera lança ferramenta nativa de inteligência artificial para iOS

A inteligência artificial do navegador Opera, intitulada como Aria, foi lançada para iOS nesta quarta-feira (16).

A Aria é uma ferramenta de IA generativa que se conecta ao ChatGPT. O recurso é aprimorado por um serviço próprio da Opera, que permite que os usuários acessem resultados da web em tempo real, além de facilitar a colaboração da IA em tarefas como recuperação de informações, geração de texto ou código e consultas de produtos.

A ferramenta de IA oferece aos usuários do Opera insights inteligentes, ideias inovadoras e comandos de voz responsivos, permitindo que eles tenham controle da experiência.

Os criadores da Aria divulgaram que ela está disponível em mais de 180 países e é utilizada por mais de 1 milhão de usuários. Para utilizar a ferramenta de IA, é necessário fazer o login em uma conta da Opera.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Montagem/CIDAC