Paint e outros programas nativos da Microsoft podem ganhar ferramentas de inteligência artificial

A Microsoft deve implementar recursos de inteligência artificial em programas nativos do sistema, como Fotos, Ferramenta de Captura e o clássico Paint. Segundo o Canaltech, a informação foi divulgada pelo site Windows Central.

A implementação da IA seria diferente em cada programa. No Fotos, os modelos seriam usados para identificação de pessoas e objetos, o que seria útil para cortar elementos e colá-los em outro aplicativo. Isso seria, basicamente, implementar uma função do Google Lens em um programa nativo do Windows 11.

Já na ferramenta de captura, a inteligência artificial faria o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que também é uma funcionalidade do Google Lens. O recurso ajudaria o usuário a, por exemplo, copiar um texto e também extrair informações de um print para colar em outro lugar.

No Paint, o objetivo seria gerar imagens através de IA. A ferramenta seria capaz de seguir as descrições em texto para criar uma imagem, assim como o Bing Image Creator.

Ainda não há uma data para o lançamento dos novos recursos. Isso porque nenhum desses recursos vazados está disponível no Windows, nem mesmo para testadores (que devem ser os primeiros a experimentar as ferramentas).

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Montagem/CIDAC

 

YouTube testa funcionalidade que permite que usuário cantarole para encontrar música

Um novo recurso está sendo testado pelo Google para o YouTube. A novidade irá permitir que os usuários cantarolem ou gravem uma música para encontrarem o clipe oficial, conteúdo de outros usuários ou Shorts.

A nova ferramenta, intitulada como “hum-to-search”, não traz uma funcionalidade completamente nova. Isso porque aplicativos como Google Assistant, Soundhound e Shazam já oferecem recursos parecidos.

Para utilizar a nova função, o usuário precisará ativar a pesquisa por voz do YouTube e cantarolar a música por pelo menos três segundos. A partir disso, o YouTube irá exibir alguns vídeos que possam ter a ver com o que foi falado pelo usuário.

Até o momento, a ferramenta está disponível apenas para alguns usuários do YouTube no Android e ainda não há previsão de lançamento para o público.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash