Windows 11 ganhará melhorias no Bloco de Notas e na Ferramenta de Captura

Nessa quinta-feira (31), a Microsoft anunciou novas atualizações para o Bloco de Notas e para a Ferramenta de Captura do Windows 11. A novidade está sendo liberada primeiramente aos usuários do programa Insider inscritos nos canais Canary e Dev.

A atualização permite que o editor de texto básico do sistema operacional salve automaticamente o estado da sessão. Isso significa que o usuário não precisa se preocupar em ficar salvando o conteúdo de forma manual várias vezes para que não haja o risco de perder.

De acordo com a Microsoft, mesmo que o usuário feche o aplicativo, ele poderá continuar a edição de onde parou e as guias abertas anteriormente também poderão ser restauradas automaticamente, além do conteúdo e das edições não salvas nelas. Além disso, o estado da sessão salva não causará impacto em nenhum dos arquivos e é possível salvar ou não as alterações sempre que o usuário fechar uma guia.

Caso o usuário queira começar do zero ao iniciar o aplicativo, também há a possibilidade de desabilitar esse recurso nas configurações do Bloco de Notas do Windows 11.

Novidades para a Ferramenta de Captura

A Ferramenta de Captura recebe como novidade a barra de captura combinada, que tem o objetivo de facilitar a alternância entre as capturas de tela e as gravações de tela, sem que seja necessário abrir o aplicativo para isso. Através do atalho Windows + Shift + S, é possível abrir a barra de captura para recortar; enquanto o atalho Windows + Shift + R abre a opção de gravação.

Além disso, a ferramenta recebe também o suporte para gravação opcional de áudio e narração do PC através de um microfone. Com isso, o usuário poderá definir o dispositivo de gravação preferido caso tenha mais de um plugado ao computador.

Até o momento, as novidades estão disponíveis apenas para alguns usuários em versão de teste e não há previsão de quando as melhorias chegarão para todos em uma versão estável.

 

Via: TecMundo
Imagem: Windows/Unsplash