ChatGPT passará a aceitar comandos por áudio e imagem

O ChatGPT ganhou uma nova versão que permite que o usuário instrua o bot de inteligência artificial não apenas digitando textos, mas também falando em voz alta ou simplesmente enviando uma foto.

Basicamente, será possível que o usuário envie perguntas por voz, que serão convertidas em texto, processadas pela IA e a resposta será convertida também em áudio. Além disso, os usuários também poderão fazer perguntas através de imagens, de forma semelhante ao que acontece no Google Lens, permitindo uma interação mais intuitiva com o ChatGPT.

Comando por áudio

O usuário irá fazer o comando por áudio através de um botão, que ele vai tocar para fazer a pergunta. Com isso, o CahtGPT vai converter a pergunta em texto e enviar para o grande modelo de linguagem para obter a resposta, e depois irá converter de volta em fala para responder o usuário também em áudio. O usuário poderá escolher a voz do ChatGPT entre cinco opções.

Comando por imagem

A busca através de imagem funciona de uma forma semelhante ao Google Lens. Basta que o usuário tire uma foto do que deseja pesquisar e o ChatGPT tentará descobrir sobre o que o usuário está perguntando para dar uma resposta adequada.

Além disso, é possível usar a ferramenta de desenho do aplicativo para deixar a pergunta mais clara ou digitar perguntas para acompanhar a imagem.

A atualização

As novidades serão implementadas para aqueles que pagam pelo ChatGPT nas próximas duas semanas. Já os demais usuários receberão as novidades em breve, segundo o que foi divulgado pela OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

Google anuncia fim da versão de HTML básico para o Gmail

O formato HTML básico para a versão web do Gmail chegará ao fim a partir de janeiro de 2024. O Google anunciou que, a partir dessa data, o serviço de e-mail irá mudar para a visualização padrão automaticamente.

A visualização em HTML básico é voltada para navegadores antigos e conexões de internet mais lentas. Com o fim desse tipo de visualização, quem utiliza o formato antigo do servidor pode buscar algumas soluções como atualizar aplicativos ou trocar de computador.

O serviço de e-mail exibe na nota de rodapé, ao abrir o aplicativo, a opção de alternar entre as versões. Na visualização em HTML básico, os recursos são mais limitados e não são disponibilizadas as seguintes funções:

  • Chat;
  • Corretor ortográfico;
  • Atalhos do teclado;
  • Adicionar ou importar contatos;
  • Endereços “De” personalizados;
  • Formatação em rich text.

O Google anunciou, ainda, que se a visualização em HTML básico persistir, o usuário precisa analisar se há algum problema no navegador ou na conexão com a internet. Para problemas com os navegadores, a empresa sugere que o usuário atualize o aplicativo, limpe o cachê e desative extensões. A conexão também pode ser reiniciada para tentar conseguir um sinal melhor.

Caso essas sugestões não resolvam o problema, a recomendação é que o usuário utilize o aplicativo do Gmail para celular ou acesse a conta do Google através de outras plataformas de e-mail compatíveis com IMAP e POP, como por exemplo o Outlook e o Apple Mail.

 

Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash