O formato HTML básico para a versão web do Gmail chegará ao fim a partir de janeiro de 2024. O Google anunciou que, a partir dessa data, o serviço de e-mail irá mudar para a visualização padrão automaticamente.
A visualização em HTML básico é voltada para navegadores antigos e conexões de internet mais lentas. Com o fim desse tipo de visualização, quem utiliza o formato antigo do servidor pode buscar algumas soluções como atualizar aplicativos ou trocar de computador.
O serviço de e-mail exibe na nota de rodapé, ao abrir o aplicativo, a opção de alternar entre as versões. Na visualização em HTML básico, os recursos são mais limitados e não são disponibilizadas as seguintes funções:
- Chat;
- Corretor ortográfico;
- Atalhos do teclado;
- Adicionar ou importar contatos;
- Endereços “De” personalizados;
- Formatação em rich text.
O Google anunciou, ainda, que se a visualização em HTML básico persistir, o usuário precisa analisar se há algum problema no navegador ou na conexão com a internet. Para problemas com os navegadores, a empresa sugere que o usuário atualize o aplicativo, limpe o cachê e desative extensões. A conexão também pode ser reiniciada para tentar conseguir um sinal melhor.
Caso essas sugestões não resolvam o problema, a recomendação é que o usuário utilize o aplicativo do Gmail para celular ou acesse a conta do Google através de outras plataformas de e-mail compatíveis com IMAP e POP, como por exemplo o Outlook e o Apple Mail.
Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash