WhatsApp agora permite que usuários ocultem endereço de IP durante ligações

O WhatsApp agora permite que os usuários escondam seu endereço de IP durante as ligações feitas através do aplicativo. A novidade oferece uma camada extra de proteção de dados, mas pode diminuir a qualidade das chamadas.

O WhatsApp utiliza, por padrão, um sistema de chamadas de pessoa a pessoa (peer-to-peer), enquanto retransmite os dados da ligação entre os servidores do aplicativo até achar a opção que ofereça a melhor qualidade. Para que isso aconteça, os dispositivos usados precisam ter acesso ao endereço IP de cada participante da chamada, o que pode acabar expondo a localização da pessoa.

Com a novidade, os usuários do aplicativo poderão ocultar o IP, o que dificulta o rastreamento da localização. Porém, essa opção reduz a qualidade das ligações porque são retransmitidas em servidores aleatórios.

Para ocultar o endereço de IP nas chamadas do WhatsApp, basta abrir o aplicativo, clicar no menu do lado superior direito, selecionar configurações, acessar “Privacidade”, clicar na opção “Configurações avançadas” e depois ativar a opção “Proteger endereço IP nas chamadas”.

Vale ressaltar que o recurso não está disponível para a versão desktop do mensageiro, apenas para Android e iOS.

 

Via: Canaltech
Imagem: Mika Baumeister/Unsplash

Google anuncia lançamento de busca com inteligência artificial generativa no Brasil

Nessa quarta-feira (08), o Google lançou busca com IA generativa no Brasil. A Experiência de Pesquisa Generativa (Search Generative Experience) tem o objetivo de reinventar o mecanismo de buscas.

Com a novidade, os usuários poderão escolher entre se aprofundar mais sobre um tópico ou descobrir novos conteúdos de forma mais rápida e fácil. Entre as novas funções trazidas pela Experiência de Pesquisa Generativa, estão resumos gerados por IA com visão geral sobre o tópico pesquisado, modo conversa para aprofundar informações durante uma pesquisa e resposta instantânea oferecida por IA contendo links de várias fontes, além de resultados mais confiáveis que destacam as fontes das informações.

Imagem: Divulgação/Google/Olhar Digital

Para testar a nova experiência de pesquisa, é necessário acessar a página do do Search Labs no Google Chrome e habilitar o recurso. Por enquanto, o navegador para desktop recebeu a nova função, mas na próxima semana o acesso deve ser habilitado gradativamente no Android e no iOS através do aplicativo de pesquisas do Google.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Firmbee.com/Unsplash