A partir desta quinta-feira (4), o Google Chrome começou a bloquear cookies de terceiros para 1% dos usuários do navegador. O objetivo, segundo divulgado pelo Google, é substituir esse método de coleta de dados por uma ferramenta mais segura e focada na privacidade dos usuários.
Para substituir os cookies, o navegador passará a contar com as ferramentas do Privacy Sandbox, que permitem que as plataformas consigam dados sem comprometer a segurança das informações pessoais dos usuários.
Os cookies são dados armazenados no navegador que rastreiam a atividade do usuário na internet e permitem que os sites “lembrem” das informações do usuário ao fazer login ou inserir produtos no carrinho de compras de uma loja on-line, por exemplo. A partir deste ano, os cookies serão substituídos por novas APIs (Application Programming Interface, que na tradução significa Interface de Programação de Aplicação) no Google Chrome.
Isso significa que a desativação dos cookies não representa o fim dos anúncios. Isso porque, em vez disso, um novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores web será implementado para rastrear a atividade do usuário e repassar os dados aos anunciantes anonimamente.
O Google ressalta que alguns sites poderão apresentar instabilidade na fase inicial do bloqueio dos cookies e, por isso, haverá um botão para permitir que o usuário reative a antiga função temporariamente. Ele estará disponível no ícone de “olho”, localizado na barra de endereços.
Vale destacar que os cookies serão desativados tanto no PC quanto em dispositivos Android. A expectativa é de que a mudança aconteça de forma geral a partir do 3º trimestre de 2024.
Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash