Google Fotos começa a receber recurso que agrupa fotos semelhantes

O Google Fotos recebeu a função “Fotos semelhantes”, que agrupa automaticamente várias fotos parecidas tiradas em um curto espaço de tempo no Android.

O recurso funciona, basicamente, juntando fotos similares, como por exemplo várias fotos de uma mesma paisagem tiradas de uma só vez. Ao juntar todos os arquivos em um só grupo, o Google Fotos sinaliza através de uma foto de capa e um ícone da função. Com isso, ao invés de ficar com várias imagens iguais na ordem da galeria, o aplicativo identifica os elementos em comum e faz com que isso ocupe apenas um espaço na lista.

O aplicativo permite, ainda, que o usuário escolha quais fotos fazem parte do grupo, altere a foto de capa e até mesmo compartilhe todas as imagens da pasta de uma só vez.

Para ativar o agrupamento de fotos semelhantes, basta abrir o Google Fotos, tocar na foto de perfil, selecionar as configurações, acessar preferências, pressionar “Empilhar fotos semelhantes” e ativar a função.

Quando o recurso estiver ativo, o Google Fotos irá começar a identificar resultados semelhantes na galeria, mas pode levar alguns minutos para criar os empilhamentos.

Os usuários que ainda não receberam a nova função podem esperar pelas futuras atualizações do aplicativo.

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Gboard, teclado oficial do Google, pode ganhar recurso de digitação por voz automática

O Gboard, teclado oficial do Google, pode ganhar um recurso que ativa um modo de digitação por voz contínua. Com o novo recurso, o modo de digitação por voz será ativado automaticamente, sem que seja necessário pressionar um botão para isso.

Segundo o site TudoCelular, o 9to5Google divulgou que o novo modo irá trazer mais praticidade ao digitar utilizando o Gboard, tendo em vista que ele irá iniciar automaticamente no modo de digitação por voz. Isso significa que o usuário não precisará mais clicar no ícone de microfone após abrir o teclado para ditar o que deseja escrever.

Para usar o recurso de digitação por voz, ainda será necessário tocar no campo no qual deseja digitar, mas, no novo formato, o teclado ocupará menos espaço útil na tela.

Os botões para acessar os emojis e o teclado completo ainda serão exibidos nesse modo, o que permite que os usuários alternem entre dois layouts com poucos toques.

Até o momento, não há previsão de quando o novo recurso chegará para o público geral. Porém, é possível que a novidade chegue para os testadores do Gboard nos próximos meses.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Reprodução/Google