Google Bard agora permite criar imagens através de comandos de texto

O Bard, inteligência artificial generativa do Google, recebeu nesta quinta-feira (1º) um recurso que permite criar imagens a partir de texto e possui um sistema de dupla verificação para confirmar as respostas apresentadas às solicitações dos usuários.

A inteligência artificial Bard agora pode criar imagens através de pequenas descrições por texto, processo esse que será feito com a ajuda do modelo Imagen 2. Além disso, o Google utilizou o SynthID, um algoritmo que cria uma marca d’água invisível para informar que o conteúdo foi criado por IA.

Vale ressaltar que o recurso funciona apenas com comandos em inglês na maioria dos países e territórios em que a ferramenta já é disponibilizada. No Brasil, o Bard chegou em 2023.

Quanto à nova funcionalidade de dupla verificação, a novidade consiste em um atalho que serve para acionar o buscador, facilitando o processo para confirmar as informações apresentadas pela IA. Com isso, será possível pesquisar mais profundamente sobre o tema, sem a necessidade de depender exclusivamente do chatbot.

O Google divulgou que a novidade será disponibilizada em 230 países e territórios e mais de 40 idiomas, incluindo o português.

 

Via: Canaltech
Imagem: Mojahid Mottakin/Unsplash

Google Maps encerra Modo carro em fevereiro

O modo carro deixará de fazer parte do aplicativo do Google Maps para Android a partir do mês de fevereiro. Os usuários que acessam a interface durante a navegação recebem o aviso “Esta visualização será desativada em fevereiro”.

O modo carro é, basicamente, uma função que cria uma interface adaptada para a navegação no Google Maps enquanto a pessoa está dirigindo. O aplicativo mostra ao usuário um menu com acesso rápido ao Google Mensagens e serviços de reprodução de áudio, como Spotify e YouTube Music. Esse recurso faz parte exclusivamente do Android, tendo em vista que ele recebe integração com o Google Assistente.

Segundo o site Canaltech, é provável que o aplicativo substitua a opção por outros comandos de voz integrados ao Google Assistente, mas sem as informações visuais na tela. O aplicativo do Google Maps não informa a data exata em que o serviço deixará de fazer parte do aplicativo, o que significa que o modo carro poderá ser cortado do app no primeiro dia de fevereiro ou ao longo do mês.

Considerando que o objetivo do modo carro era criar uma interface simples para que os motoristas pudessem ver notificações ou escolher músicas com poucos toques, o fim dessa função deve trazer ainda mais a utilização dos comandos de voz do Assistente, o que pode proporcionar aos motoristas mais segurança no trânsito.

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

LibreOffice 24.2 chega com modo de numeração mais simples e recuperação automática por padrão

O LibreOffice 24.2 chegou trazendo um novo modo de numeração mais simples e recuperação automática habilitada desde a instalação, semelhante ao Word, PowerPoint e Excel.

A atualização abre o caminho para o novo padrão de compilação do aplicativo, que começa a se basear no calendário e não mais no número de versões liberadas. Isso significa que, se o lançamento anterior trazia a numeração 7.6, a versão atual é chamada de 24.2 porque o ano de lançamento é 24 e 2 é o mês, no caso fevereiro de 2024.

Uma outra novidade que chega com a atualização é a autorecuperação de arquivos, que agora é ativada por padrão a partir da versão 24.2. Além de facilitar a utilização do recurso por agora ter ativação por padrão, a novidade também evita que as edições sejam perdidas caso o programa apresente algum erro ou o computador desligue inesperadamente.

Uma outra novidade é uma maior compatibilidade com o Microsoft 365. Com isso, o uso de arquivos do Word, PowerPoint e Excel recebeu melhorias para evitar problemas de compatibilidade ao editá-los no LibreOffice.

A opção para salvar arquivos com senha também traz um medidor de força da senha, para verificar se ela é forte o suficiente. A criptografia de arquivos de formato ODF recebeu melhorias na performance e ficou mais resistente a ataques.

Os usuários do editor de textos Writer agora ganharam comentários com estilos e também numeração de lista ordenada “Legal”, para fazer com que um determinado nível de lista use numeração arábica para todas as suas partes numéricas.

O Calc ganhou suporte para o formato de número científico em arquivos ODF e traz, também, um novo campo de busca na área de funções e a possibilidade de destacar a linha e a coluna correspondentes à célula ativa.

Já o Impress e Draw trouxeram melhorias na ordem de slides e na formatação, além de mais facilidade para o uso de temas em outros idiomas além do inglês.

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/LibreOffice/Canaltech