O Google encerrou os links de visualização de páginas salvas em cache. A funcionalidade era especialmente útil para conexões lentas e permitia que os usuários carregassem uma página da web no formato em que o buscador as reconhecia.
O encerramento da função foi divulgado através da rede social X (antigo Twitter), no dia 1º de fevereiro, através de um porta-voz do Google, Danny Sullivan. “Sim, foi removido […] Era um dos nossos recursos mais antigos. Mas, o objetivo era ajudar as pessoas a acessar páginas quando, no passado, você frequentemente não podia depender do carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas tiveram um grande avanço. Então, decidimos aposentá-lo”, diz a publicação.
Hey, catching up. Yes, it’s been removed. I know, it’s sad. I’m sad too. It’s one of our oldest features. But it was meant for helping people access pages when way back, you often couldn’t depend on a page loading. These days, things have greatly improved. So, it was decided to…
— Google SearchLiaison (@searchliaison) February 1, 2024
O recurso estava sendo usado atualmente como backup de páginas web, em vez de auxiliar os usuários a carregarem páginas mais rapidamente. A funcionalidade servia para validar um site, checar erros de SEO, ou verificar se uma página foi modificada.
Segundo o site TecMundo, o Google pretende substituir o link para página salva em cache por um atalho para o Internet Archive. Até o momento, não há previsão de quando isso irá acontecer.
Via: TecMundo
Imagem: Firmbee.com/Unsplash