Android 15: Google anuncia nova versão do sistema operacional e libera primeira prévia para desenvolvedores

O Google anunciou o Android 15 nessa sexta-feira (16), informando que a nova versão do sistema operacional é focada em melhorias na privacidade e segurança do usuário, maximização do desempenho de aplicativos e mais suporte para criadores e desenvolvedores.

Quanto à privacidade, a atualização traz proteção extra contra malwares capazes de infectar arquivos de aplicativos, além de trazer a versão mais recente do Privacy Sandbox (recurso que cria padrões da web para que os sites acessem informações do usuário sem comprometer a privacidade).

Uma outra novidade é o compartilhamento parcial de tela, que permite que os usuários gravem apenas uma área específica do display, em vez de gravar toda a tela.

A câmera também ganhou novos ajustes na edição, proporcionando aos desenvolvedores a possibilidade de que seus aplicativos aproveitem recursos de hardware de última geração. Algumas das novidades são controle de intensidade do flash e do brilho da visualização da câmera.

Outras novidades que chegarão com o Android 15 são melhorias no suporte a aplicativos MIDI virtuais para criadores de músicas, oferecendo mais ferramentas de composição; além de otimizações no gerenciamento térmico e de energia em aplicativos e jogos de alto desempenho. Chegará, ainda, a disponibilidade de mais dados de nutrição e condicionamento físico na plataforma Health Connect.

Até o momento, o Android 15 está disponível apenas para desenvolvedores. Essa primeira versão de teste da nova geração do sistema foi liberada apenas para dispositivos Pixel selecionados.

Segundo o site TecMundo, o Google divulgou um cronograma em que consta que o primeiro beta público do Android 15 deve ser disponibilizado entre março e abril para os testadores inscritos no programa beta do sistema operacional. A versão estável do SO, também conhecida como “Vanila Ice Cream”, deve ser anunciada na segunda metade de 2024.

 

Via: TecMundo
Imagem:

Rede social X (antigo Twitter) ganhará recurso que permite que usuário assista vídeo de onde parou

Nesse domingo (18), o dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, anunciou que a plataforma está desenvolvendo um novo recurso que será capaz de salvar o progresso de vídeos longos. Com isso, os usuários poderão pausar um vídeo e assisti-lo depois de onde pararam.

A ferramenta será semelhante ao YouTube, que “guarda” o momento exato em que o usuário fechou o vídeo ou saiu da página. Ao ser retomado, o vídeo será reproduzido a partir do minuto em que foi interrompido.

Ainda não há informações sobre, por exemplo, o mesmo vídeo poder ser assistido primeiramente no PC e ser continuado de onde parou no celular, como acontece no YouTube. Não existe uma confirmação se com o X será da mesma forma.

Além disso, até o momento não foram divulgados mais detalhes sobre como o recurso irá funcionar, mas a página de notícias do X informou que a mudança ficará disponível em breve.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash