Google Fotos agora é capaz de separar categorias de documentos

O aplicativo do Google Fotos está recebendo uma atualização e agora possui uma aba intitulada “Documentos”, que identifica automaticamente vários arquivos e os cataloga em diferentes categorias. A novidade está chegando automaticamente para as versões para Android e iOS, mas é possível desativá-la.

A aba traz nove categorias no total: Anotações; Capturas de tela; Documentos de identificação; Formas de pagamento; Informações sobre eventos; Livros e revistas; Receitas e cardápios; Recibos; Redes sociais.

Com isso, o Fotos consegue agilizar a busca por uma captura de tela específica, como um comprovante de Pix ou um documento pessoal escaneado, por exemplo. Para isso, basta abrir a pesquisa do aplicativo, clicar na aba e escolher a categoria desejada. Além disso, ao abrir uma imagem que faz parte de alguma das categorias, o aplicativo mostra uma etiqueta no canto superior esquerdo da tela, informando de qual categoria a imagem faz parte.

Para usar a novidade, abra o aplicativo do Google Fotos, clique no ícone de pesquisa, encontre a aba “Documentos” e toque em “Ver tudo”, escolha uma categoria para ver os resultados correspondentes. Para desativar, basta abrir a tela de documentos, acessar uma categoria e ativar a opção “Arquivar após 30 dias”.

O novo recurso já está disponível no aplicativo do Google Fotos para celular a partir das versões 6.74 do Android e 6.107.3 do iOS. Caso a novidade ainda não tenha ficado disponível, o ideal é manter o aplicativo atualizado para recebê-la. Até o momento, o recurso não está disponível na versão para navegadores.

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash