O Android 15 foi apresentado mais detalhadamente nessa quarta-feira (15), durante o segundo dia do Google I/O. A nova versão do sistema operacional tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano e deve trazer recursos com inteligência artificial.
Segundo o calendário do Google, a atualização deve chegar na versão estável a partir do mês de junho, com lançamento final previsto para julho/agosto. Com o anúncio de ontem, a empresa também lançou o Android 15 beta 2 para dispositivos compatíveis.
Uma das principais melhorias que chega com o Android 15 é ligada à segurança. Agora, aplicativos de terceiros terão mais dificuldade para coletar dados privados dos usuários, que serão executados em um espaço seguro (Sandbox). Além disso, a atualização também traz o indicador de privacidade, um espaço voltado para gerenciamento de permissões a recursos com câmera e microfone.
Para trazer ainda mais segurança, o Android 15 também vai contar com um novo tipo de bloqueio em caso de roubo de celulares. Para isso, caso alguém puxe o celular da mão da pessoa e tente correr, sair de bicicleta ou dirigindo, o aparelho será bloqueado. Além disso, caso o celular seja roubado, terão etapas de segurança como impedir que a função “Encontre meu dispositivo” seja desativada; impedir o aumento de tempo limite para bloqueio de tela; e impedir que um celular redefinido de fábrica seja configurado novamente sem as credenciais do proprietário.
Se o usuário possuir um celular com Android 10 ou posterior, poderá contar também com a ferramenta “Bloqueio de Dispositivo Offline” em caso de roubo ou perda. Basicamente, caso alguém tente desconectar o seu celular para que não seja rastreado, a ferramenta poderá bloquear automaticamente a tela mesmo que a rede não esteja disponível naquele momento. O bloqueio também poderá acontecer caso alguém tente desbloquear o aparelho muitas vezes e a autenticação não funcionar.
Uma outra função baseada em IA do Android traz proteção aos dispositivos contra aplicativos fraudulentos ou de phishing. Isso porque o Google Play Protect irá detectar em tempo real de que forma os aplicativos utilizam as permissões confidenciais e interagem com outros, analisando se eles estão de comportando de maneira suspeita.
Chegará, também, a possibilidade de usar mais recursos nativos de câmera em aplicativos de redes sociais. Com o Android 15, os aplicativos poderão acessar APIs e recursos do sistema para melhorar o uso nestes casos. Será possível controlar até mesmo a intensidade do flash no momento de tirar uma foto ou filmar.
Na nova versão do SO, os softwares que costumam consumir muita energia poderão ser melhor gerenciados. Ao reproduzir um jogo, por exemplo, o Android será capaz de gerenciar melhor o estado térmico do dispositivo, além do uso da CPU e GPU. A novidade também deve fazer com que os aplicativos em segundo plano possam funcionar consumindo menos bateria.
Além disso, também será possível acessar o conteúdo de realidade aumentada através do app do Google Maps. Para isso, será necessário somente apontar a câmera do celular e ele começará a destacar informações relevantes em determinados locais.
Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Google/TecMundo