CIDAC e SMARH realizam reunião para acompanhamento da implantação do SUAP e apresentação da minuta de implementação da LGPD no município

Por: Letícia Nascimento

O CIDAC e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SMARH) realizaram nesta quarta-feira (19), às 14h, no auditório da Prefeitura de Campos, uma reunião que teve como pautas o acompanhamento da implantação do SUAP nas secretarias e a apresentação da minuta de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no município de Campos.

Estiveram presentes na reunião o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves; o secretário da SMARH, Fellipe Augusto Almeida; secretários; além de membros da equipe do CIDAC. A reunião contou, ainda, com a presença de membros das seguintes comissões e subcomissões da implantação do SUAP: gabinete do Prefeito, SMARH, Procuradoria Geral, Secretaria de Transparência e Controle, Secretaria de Obras, Guarda Civil Municipal, FMIJ, Secretaria de Saúde, SMDHS, Procon, PreviCampos, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Municipal de Saúde. Vale ressaltar que alguns desses órgãos também fazem parte da comissão de implementação da LGPD em Campos.

O secretário da SMARH, Fellipe Augusto Almeida, ressaltou a contribuição do SUAP para a Prefeitura de Campos.

“Falando especificamente do trabalho que o SUAP tem desenvolvido junto conosco ao longo desses três anos e cinco meses, é inegável o avanço que nós tivemos. É inegável a redução do uso de papel, é inegável a redução de tempo dos processos tramitando. O principal que eu vejo são dois aspectos, um é a segurança e o outro é a transparência dos processos”, disse.

Já sobre a LGPD, o analista de sistemas do CIDAC, Alexandre Lessa, explicou a importância do trabalho em conjunto das secretarias nesse processo de implementação.

“A Lei Geral de Proteção de Dados tem que ser promulgada no tempo mais tempestivo possível, por isso então que já chegamos hoje com uma minuta. Nós precisamos muito do apoio das várias secretarias para nos dar o feedback o mais tempestivamente possível em relação a essa lei, para que ela seja uma lei que realmente reflita as necessidades internas”, ressaltou.

Além disso, o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, também aproveitou a reunião para reforçar a realização do 1º Seminário Municipal sobre LGPD – A relevância da Proteção de Dados em uma Era Digital. O evento será no dia 25 de setembro e contará com grandes nomes da sociedade civil de Campos e do estado falando sobre o que é a Lei Geral de Proteção de Dados; a importância da Lei; o impacto do vazamento de dados nas organizações e redes sociais; crimes cibernéticos, entre outros tantos assuntos dentro do tema.

 

 

Imagens: CIDAC

Instagram começa a liberar comentários nos Stories

O Instagram começou a testar a implementação de comentários públicos para os Stories. A novidade permite, basicamente, que os usuários façam comentários nas publicações temporárias, assim como nas postagens normais.

Além das opções já existentes de curtir e enviar mensagens diretas, a função permite que os usuários deixem comentários nos Stories. Vale destacar que esses comentários ficam visíveis não somente ao autor da postagem, mas também para todos os seus seguidores.

Caso o novo recurso esteja disponível no seu aplicativo, você será notificado sobre a novidade assim que abrir um Story com a função habilitada. Ao publicar um Story pessoal, o ususário também será avisado de que outras pessoas poderão interagir através de comentários.

Aparentemente, não há a possiblidade de desligar os comentários nas configurações do aplicativo; porém é possível que a função siga as opções de privacidade definidas no menu do perfil, possibilitando restringir as interações somente para perfis seguidos, por exemplo.

Até o momento, a novidade está sendo distribuída de forma gradual, o que significa que nem todos têm acesso a ela por enquanto. Com isso, as pessoas que ainda não estão com o recurso habilitado não podem ver os comentários feitos nas próprias publicações, embora sejam notificadas de que há uma interação nesse formato.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash