Por: Letícia Nascimento
Na manhã desta sexta-feira (17), a equipe do setor de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC recebeu representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF Campos) para debater uma proposta de parceria entre o CIDAC e dois projetos de extensão da universidade: Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense e YouthMappers UFF Campos. O objetivo da reunião foi debater as demandas tanto do CIDAC quanto dos projetos de extensão.
O projeto Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense é coordenado pelo Prof. Gustavo Henrique Naves Givisiez e possui o objetivo de realizar uma divulgação científica de dados regionais e a interação com a comunidade, gestores públicos e instituições regionais.
Já o YouthMappers UFF Campos é um mapeamento colaborativo de árvores em um trecho urbano de Campos, através do OpenStreetMap, coordenado pela Prof. Daniele Cintra. O intuito desse projeto é contribuir para a base de dados sobre arborização urbana do município de Campos. Ele faz parte da iniciativa internacional YouthMappers, que é uma comunidade global que usa tecnologias geoespaciais públicas para trazer ao foco desafios ambientais e de desenvolvimento.
A coordenadora do projeto YouthMappers UFF Campos, a Prof. Danielle Cintra, ressaltou a expectativa da parceria com o CIDAC.
“A gente tem a expectativa de fazer essa parceria institucional entre a UFF e o CIDAC, colaborando com a missão do CIDAC em termos de tecnologia e informação para a sociedade e também o CIDAC colaborando com a UFF na parte de extensão, aproximando a gente dos gestores públicos e das demandas que a sociedade possui”, explicou.
O gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, também destacou a relevância da contribuição do CIDAC nos projetos.
“Foi com grande alegria que recebemos hoje aqui a professora Danielle Cintra, da UFF Campos, para reafirmar o nosso compromisso de parceria. Ela veio trazendo, também, novas ideias em que o CIDAC tem a possibilidade de ser um grande colaborador. Então, nós ficamos muito felizes em sermos lembrados como parceiros das universidades no município de Campos enquanto equipe, instituição, Prefeitura de Campos”, disse.
Imagem: CIDAC