Microsoft Edge ganha recurso de IA capaz de detectar e bloquear scarewares

O Microsoft Edge vai usar aprendizagem de maquina e visão computacional para não permitir que aconteçam os chamados scarewares durante a navegação diária. Esta função tem o objetivo de amenizar ameaças falsas disseminadas pela internet.

Os scarewares são os pop-ups (ou avisos em tela) que informam o usuário sobre uma suposta ameaça encontrada no computador, que tentam convencê-lo de que é necessário baixar ou comprar aplicativos que supostamente são fundamentais para acelerar o computador.

A nova função, que se chama “Scareware blocker” (“Bloqueador de Scareware”, em tradução livre), permite que o navegador tente identificar e conter os alertas falsos. Ela pode ser ativada no menu de configurações do aplicativo da Microsoft.

Quando um alerta falso for detectado, a ferramenta irá impedir a exibição em tela cheia, além de não permitir a reprodução de áudio. Depois, o usuário será encaminhado para uma página que informará sobre a possível ameaça do site.

De acordo com a Microsoft, foram utilizados milhares de exemplos de golpes reais para treinar o modelo de aprendizagem de máquina responsável pelo novo bloqueador. A partir disso, a visão computacional compara as características de páginas acessadas contra os dados do treinamento para detectar as ameaças.

Ainda segundo informações divulgadas pela Microsoft, o processamento da inteligência artificial do recurso acontece localmente, o que significa que os dados não serão compartilhados com a Microsoft.

O bloqueador de Scareware está sendo distribuído para todos os usuários do Edge e pode ser habilitado no menu “Privacidade, busca e serviços” na seção “Segurança”.

 

Via: TecMundo
Imagem: Ed Hardie/Unsplash

Threads recebe uma atualização que traz aba dedicada a mídias postadas pelos usuários

O Threads recebeu uma atualização que trouxe um novo recurso. Ele dá acesso a uma aba dedicada somente às mídias publicadas pelos usuários na rede social.

 

Ver no Threads

 

Conforme pode ser observado na publicação acima, segundo Adam Mosseri, essa função já era solicitada há algum tempo pelos usuários do Threads. Outra funcionalidade citada por Mosseri é a possibilidade de marcar pessoas na foto, assim como já acontece no Instagram.

No momento em que o usuário for publicar uma imagem, ele poderá realizar uma breve busca no próprio Threads para encontrar as pessoas que deseja marcar na publicação. As marcações serão exibidas quando a postagem for publicada.

Este recurso já havia sido implementado na última semana, mas só agora os usuários de todo o mundo poderão usar.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Fachrizal Maulana/Unsplash

Modelo o1, da Open AI, agora está disponível gratuitamente no Copilot

O Open AI o1, modelo mais inteligente da empresa ChatGPT, agora está disponível gratuitamente no Copilot por meio da ferramenta “Think Deeper”. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (29) pelo CEO da Microsoft AI, Mustafa Suleyman.

O Think Deeper é um recurso que oferece respostas para as perguntas mais complexas dos usuários, como por exemplo comparação entre duas opções e dicas de transição de carreira. Seja qual for a pergunta do usuário, com o Think Deeper as respostas são mais detalhadas, com maior contexto e mais dicas. Já sem a utilização do Think Deeper, o Copilot irá oferecer apenas uma resposta mais genérica e sem muitos detalhes.

Para usar o Think Deeper, basta fazer login no site (copilot.microsoft.com) ou aplicativo do Copilot (Android/iOS); iniciar uma nova conversa; digitar o comando e tocar nos ícones de “três pontos”; clicar no ícone do Think Deeper; enviar o comando. Ao enviar uma mensagem para o Copilot com o Think Deeper ativado, ele demorará por volta de 30 segundos para responder.

Embora o Copilot possua a ferramenta Think Deeper desde outubro de 2024, o recurso estava disponível apenas em versões pagas. Agora, todos os usuários do Copilot podem acessar a ferramenta Think Deeper gratuitamente.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft