LibreOffice 25.2 é lançado gratuitamente com novidades e aprimoramentos

O LibreOffice 25.2 acaba de ser lançado com versões para Windows, macOS e Linux. A novidade traz aprimoramentos em ferramentas como Writer (editor de textos) e Calc (planilhas), além de oferecer mais recursos de privacidade.

Uma das principais características do LibreOffice 25.2 é o seu suporte para os formatos do OpenDocument Format (ODF) 1.4, que é a versão mais recente do pacote de padrões abertos para textos, planilhas e bases de dados.

Ele também permite que o usuário altere o tema dos softwares que utiliza, podendo ser acessado nas configurações de aparência da suíte. Ainda não estão disponíveis muitas opções de tema, mas a expectativa é de que cheguem mais deles ao longo do tempo.

Quanto à privacidade, a nova versão traz um aprimoramento das funções que chegaram no LibreOffice 24.8 (versão anterior), que possibilita que o usuário retire informações pessoais de documentos com os quais trabalha, como nome e registros de data ou hora de edição.

Cada atualização do LibreOffice inclui pequenas melhorias em seus programas, e o LibreOffice 25.2 não é exceção. A seguir, alguns dos novos recursos das principais ferramentas do pacote, conforme informado pela The Document Foundation, organização responsável pelo projeto.

O Writer (editor de textos) traz melhorias que facilitam o gerenciamento de uma grande quantidade de alterações em documentos longos; aprimora a organização e o rastreamento de comentários; oferece opções para o usuário definir um nível de zoom padrão ao abrir documentos; permite excluir todo o conteúdo do documento (exceto cabeçalhos) através do Navegador (ou Navigator, uma barra lateral que possibilita adicionar recursos ao arquivo).

O Calc (editor de planilhas) agora conta com uma caixa de diálogo que simplifica a seleção e remoção de registros duplicados; o Assistente de Funções (Function Wizard) e a barra lateral de funções receberam melhorias na busca e na experiência do usuário com a interface; agora, os modelos do Solver (ferramenta para resolução de problemas) podem ser armazenados nas planilhas; além disso, o Solver passou a fornecer relatórios de análise de sensibilidade; mais opções de proteção de planilhas foram adicionadas, abrangendo tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e filtros automáticos.

Já o Impress (apresentação de slides) e o Draw (edição de desenhos) trazem as seguintes melhorias: todos os modelos do Impress foram atualizados; objetos agora podem ser centralizados no slide do Impress ou na página do Draw em um único passo; a repetição automática de slides pode ser ativada no modo de janela; o texto destacado nas notas do apresentador não é mais cortado durante a impressão.

Como baixar o LibreOffice 25.2

O LibreOffice 25.2 pode ser baixado no site oficial (AQUI). Uma vez dentro do site, basta selecionar a versão compatível com o seu sistema operacional. O pacote está disponível para Windows (x86 e Arm), macOS (Intel e Apple Silicon) e Linux, além de oferecer suporte a mais de 120 idiomas, incluindo o português do Brasil.

 

 

 

Via: Tecnoblog
Imagem: The Document Foundation/Tecnoblog

Google lança modo Picture-in-Picture automático para a versão de desktop

O Google Chrome anuncia nessa última quinta-feira (06) que o navegador irá ganhar o modo Picture-in-Picture (PiP) automático disponível somente para a versão de desktop. Ele permite que a janela reduzida para reprodução apareça automaticamente quando o usuário alternar para outra guia.

Imagem: Google/TudoCelular

Com o novo modo, os sites poderão personalizar os controles de reprodução, como é possível observar na captura de tela acima com o exemplo do Spotify.

Para aprimorar o funcionamento do modo PiP automático, o Google exigiu alguns requisitos: URL segura para a mídia, se ela está ou esteve em execução nos últimos dois segundos, se controles para a mídia foram registrados no navegador e se o usuário permitiu que a página usasse este recurso.

Para desativar esta funcionalidade basta o usuário clicar no ícone do lado esquerdo da URL na barra de endereços e desabilitar a opção “Picture-in-Picture automático” na caixa de permissões.

Com o lançamento do Chrome 134, o recurso será liberado para todos de forma gradativa; porém ele pode ser habilitado manualmente através do endereço chrome://flags/#auto-picture-in-picture-for-video-playback.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

WhatsApp desenvolve atalhos para aprimorar acesso às ferramentas de criação de Status

O site WABetaInfo anunciou, nesta segunda-feira (10), que o WhatsApp está desenvolvendo um recurso para aprimorar o acesso às ferramentas de criação de Status. A informação foi encontrada na atualização beta para Android 2.25.3.22.

Com a nova funcionalidade, o processo de compartilhamento de atualizações de Status é simplificado, facilitando a criação de publicações. Ela funciona, basicamente, da seguinte forma: ao clicar no botão de ação flutuante na aba Atualizações, o usuário agora verá dois atalhos adicionais dentro da galeria. Esses atalhos possibilitam que os usuários criem rapidamente atualizações baseadas em texto ou que compartilhem mensagens de voz como atualizações de status.

O atalho de gravação de mensagem de voz chega para permitir que os usuários publiquem mensagens de voz diretamente da tela criação de atualização de Status. Antes da novidade, a opção de gravar atualizações de Status de voz era unificada com o recurso destinado a criar atualizações de Status de texto.

A novidade já está disponível para alguns testadores beta que instalarem as atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android. Nas próximas semanas, o recurso será lançado para mais usuários.

 

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo