Nesta terça-feira (11), o Instagram lançou um recurso de controle parental para adolescentes. Com a novidade, as contas de adolescentes com 18 anos ou menos terão ferramentas de proteção pré-definidas, focadas em segurança.
Os perfis dos adolescentes serão privados por padrão, permitindo que os pais possam ver com quem os filhos interagem e que desconhecidos não tenham acesso às publicações; além do Modo de Descanso, que será ativado de maneira automática para não permitir envio de notificações da rede social entre 22h e 7h.
Além disso, as trocas de mensagens também serão restritas, já que apenas as pessoas com as quais o adolescente mantém uma conexão na rede social poderão enviar mensagens.
Segundo informações divulgadas pela Meta, os adolescentes menores de 18 anos terão suas contas inseridas neste novo modelo automaticamente e em breve.
Uma outra mudança é que os jovens são automaticamente inseridos na configuração mais restrita de controle de conteúdo, o que significa que vídeos que promovem luta ou procedimentos estéticos, por exemplo, não serão recomendados para os adolescentes na aba Reels ou Explorar.
O tempo de uso do aplicativo também será sugerido pela rede social. Ao completar 60 minutos navegando pelo Instagram, o jovem será notificado e encorajado a sair do celular.
Vale ressaltar que os adolescentes com menos de 16 anos que tentarem mudar as configurações da conta precisarão da aprovação dos pais para isso.
A novidade está sendo implementada gradualmente no país a partir desta terça-feira (11).
Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash