Microsoft Libera Atualização de Segurança para o Windows 11 24H2, 23H2 e 22H2

A Microsoft anunciou recentemente a liberação da atualização de segurança referente a fevereiro de 2025 para o Windows 11. As novas versões estão acessíveis para as edições 24H2, 23H2 e 22H2 do sistema operacional. Além de incluir correções menores, a atualização também aborda possíveis questões de segurança.

Iniciando com a versão 24H2, o update é identificado pelo número de build KB5051987 e oferece aprimoramentos de segurança na funcionalidade interna do sistema. Essa atualização traz ainda uma visualização melhorada para os aplicativos na barra de tarefas, simplificação nas mudanças de fusos horários, acesso ágil ao Studio Effects, além de melhorias no desempenho do mouse e do Explorador de Arquivos e ajustes gerais baseados no retorno da comunidade.

Para as versões 23H2 e 22H2, a atualização é identificada pelo código de build KB5051989 e corrige problemas relacionados a backups que não eram realizados devido a um atraso.

As duas versões do software incluem as melhorias que faziam parte do build KB5050094, lançado no final de janeiro passado. Entretanto, ainda persistem problemas relacionados ao Roblox, Open Secure Shell e Citrix na lista de questões. A própria Microsoft sugere que os usuários adotem métodos alternativos para resolver essas situações.

Para obter e instalar a atualização de segurança recém-lançada, os usuários devem utilizar os canais convencionais de liberação, como Windows Update, Business, Catalog ou Serviços de Atualização do Servidor. Aqueles que desejam consultar o changelog completo das novas versões podem acessar os seguintes links:

Versão 24H2 (KB5051987): https://support.microsoft.com/help/5051987

Versão 22H2 & 23H2 (KB5051989): https://support.microsoft.com/help/5051989

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Raphael Silva/Pixabay

Chrome poderá ganhar recurso de IA que modificará automaticamente senhas vazadas em violações de dados

Em breve, o Chrome poderá ganhar nova ferramenta de inteligência artificial, que modificará de forma automática as senhas vazadas em violações de dados. O especialista em softwares @Leopeva64 foi quem descobriu esse recurso e compartilhou os detalhes em seu perfil no X (antigo Twitter), nessa sexta-feira (7).

O navegador do Google já consegue reconhecer senhas vazadas e alertar ao usuário e sugerir a alteração. O que diferencia é que, com essa atualização, o próprio browser será capaz de criar uma nova senha segura para o usuário.

O Google salvará automaticamente a nova senha criada pela IA se o usuário concordar em usá-la, garantindo mais segurança através de criptografia.

Até o momento o Google não anunciou exatamente como a inteligência artificial deste recurso irá funcionar, mas uma das possibilidades é que ela ajude na criação de senhas mais fortes.

A funcionalidade está disponível apenas no Chrome Canary, a versão de testes do navegador. Ainda não foi definida uma data de lançamento para a versão estável, mas é possível que o recurso chegue em breve.

Para os testadores que querem experimentar esse novo recurso, basta apenas habilitá-lo nas configurações de sinalizadores, ativando as funções “Serviço aprimorado de alteração de senha” e “Marcar todas as credenciais como vazadas”.

Logo após, será preciso apenas acessar serviços que não façam parte do ecossistema do Google e digitar alguma combinação de usuário e senha. Ao perceber a falha, o Chrome irá abrir uma janela na página aconselhando o usuário a alterar sua senha e se disponibilizando para criar uma nova senha quando houver uma próxima tentativa de login.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: firmbee.com/Unsplash

WhatsApp terá recurso capaz de detectar e traduzir automaticamente os idiomas das mensagens

A atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.25.4.5 traz um recurso capaz de detectar e traduzir automaticamente os idiomas das mensagens. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (12).

Atualmente, sem o recurso, os usuários precisam especificar o idioma da conversa para ter uma tradução precisa. Com a novidade, o processo de tradução ficará mais fluido, o que irá facilitar a comunicação dos usuários em todos os idiomas.

Para ativar a detecção automática de idioma, os usuários deverão baixar um pacote de idioma específico para garantir que o processo de detecção de idioma aconteça localmente no dispositivo, preservando a privacidade das mensagens. Vale ressaltar que, com o pacote de idioma instalado, não será necessária uma conexão com a internet para realizar traduções, tendo em vista que tudo será processado offline.

Os pacotes de idiomas poderão ser excluídos a qualquer momento através das configurações de armazenamento do WhatsApp. Caso o usuário precise traduzir mensagens em outros idiomas futuramente, bastará simplesmente baixar novamente o pacote de idiomas necessário.

O recurso está em fase de desenvolvimento e deve ficar disponível para todos em uma atualização futura.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo