Em breve, o Chrome poderá ganhar nova ferramenta de inteligência artificial, que modificará de forma automática as senhas vazadas em violações de dados. O especialista em softwares @Leopeva64 foi quem descobriu esse recurso e compartilhou os detalhes em seu perfil no X (antigo Twitter), nessa sexta-feira (7).
Another AI-powered feature is coming to Chrome, “Automated password change,” the description mentions that “when Chrome finds one of your passwords in a data breach, it can offer to change your password for you when you sign in”:https://t.co/zmre2kssWL pic.twitter.com/lg3MsZjItc
— Leopeva64 (@Leopeva64) February 7, 2025
O navegador do Google já consegue reconhecer senhas vazadas e alertar ao usuário e sugerir a alteração. O que diferencia é que, com essa atualização, o próprio browser será capaz de criar uma nova senha segura para o usuário.
O Google salvará automaticamente a nova senha criada pela IA se o usuário concordar em usá-la, garantindo mais segurança através de criptografia.
Até o momento o Google não anunciou exatamente como a inteligência artificial deste recurso irá funcionar, mas uma das possibilidades é que ela ajude na criação de senhas mais fortes.
A funcionalidade está disponível apenas no Chrome Canary, a versão de testes do navegador. Ainda não foi definida uma data de lançamento para a versão estável, mas é possível que o recurso chegue em breve.
Para os testadores que querem experimentar esse novo recurso, basta apenas habilitá-lo nas configurações de sinalizadores, ativando as funções “Serviço aprimorado de alteração de senha” e “Marcar todas as credenciais como vazadas”.
Logo após, será preciso apenas acessar serviços que não façam parte do ecossistema do Google e digitar alguma combinação de usuário e senha. Ao perceber a falha, o Chrome irá abrir uma janela na página aconselhando o usuário a alterar sua senha e se disponibilizando para criar uma nova senha quando houver uma próxima tentativa de login.
Via: TecMundo
Imagem: firmbee.com/Unsplash