A Adobe lançou nessa quarta-feira (12) a ferramenta de geração de vídeos a partir de prompts de textos para o Firefly, seu recurso próprio de inteligência artificial generativa. Até o momento, o Firefly gerava somente imagens estáticas, apesar de já estar disponível para assinantes do Creative Cloud.
O Gerador de Vídeo do Firefly também terá suporte a prompts complexos com imagens, o que irá permitir que o usuário consiga animar figuras estáticas, adicionar efeitos de nuvens em movimento, água corrente, reflexos, fumaça, entre outros. Além disso outra novidade é a capacidade da ferramenta de traduzir vídeos inteiros; e, para isso, basta subir o arquivo original e definir o idioma de saída. Essa ferramenta está sendo inicialmente disponibilizada em fase beta.
O Firefly é o recurso da Adobe para geração e edição de imagens por meio de IA generativa, que atualmente já faz parte de aplicativos do pacote Adobe Creative Cloud, como o Photoshop, Lightroom e Premiere Pro, contando também com uma versão web. A ferramenta executa comandos de funções de IA dos softwares da Adobe, como remover objeto especifico, gerar novas imagens ou elementos pontuais.
Com a atualização, a funcionalidade será capaz de também criar e editar vídeos e não somente frames ou imagens estáticas.
Entre as novidades, estão os recursos de “Texto para vídeo”, por meio de prompts descrevendo ideias; criar B-roll com movimento de câmera a partir de um único quadro/imagem; adicionar elementos atmosféricos como: fumaça, reflexos de lente, água ou animação de imagem; criar animações em 2D e 3D; criar textos gráficos em movimento; transformar imagens estáticas em clipe.
Via: TechTudo
Imagem: Divulgação/Adobe/TechTudo