Google começa a disponibilizar o IA Whisky no Brasil e em diversos países

A ferramenta de geração de imagens com inteligência artificial do Google começou a ser disponibilizada em mais de 100 países, inclusive no Brasil. Chamado de Whisk, o serviço ainda está em fase experimental e é capaz de combinar as diversas capacidades do Gemini com a criação do Imagen 3, podendo criar imagens completamente novas tendo como base as inspirações oferecidas pelos usuários.

Inicialmente lançado somente nos Estados Unidos em dezembro, o Whisk é mais um teste do Google Labs, que é a plataforma de soluções experimentais da empresa. Essa ferramenta começou a ser disponibilizada para teste em diversos países a partir da última terça-feira (11).

O Whisk é uma ferramenta que oferece mais acessibilidade para usuários que não tem experiencia com criação de prompts, o que é fundamental na geração de imagens. Seu processo de edição é prático e intuitivo, e ele também oferece sugestões para aqueles que precisam de inspiração.

A IA Whisk utiliza o Gemini, o modelo multimodal do Google, para interpretar as imagens enviadas pelos usuários. A partir do arquivo, a IA gera uma descrição em texto chamada “Image to Text” (I2T) destacando elementos como estilo, personagens, cenário e paleta de cores.

Com base nessa descrição, a IA elabora um prompt detalhado que servirá como referência para a criação da nova imagem. O usuário pode especificar aspectos como o tema central, o ambiente ou o estilo visual desejado. Em seguida, o Imagen 3 converte essa solicitação em uma nova ilustração por meio do processo “Text-to-Image” (T2I). A partir disso também é possível pedir que a IA combine elementos de diferentes imagens.

O Whisk é uma plataforma completamente gratuita, mas é necessário fazer login no Google Labs com uma conta do Google. Além da IA voltada para edição de imagens, a ferramenta oferece outras opções experimentais, como o Daily Listen, um Discover narrado por vozes sintéticas; o NotebookLM, um assistente dedicado a estudos; e o Jules, que serve como assistente para programação.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Samsung Notes ganha novo recurso que ajuda os usuários a resolver equações matemáticas sem sair do aplicativo

Através de uma atualização, o Samsung Notes está ganhando uma nova ferramenta que irá ajudar os usuários a resolver equações matemáticas dentro do aplicativo.

Essa função, chamada de Math Solver, está disponível na versão mais recente do Samsung Notes (4.4.26.71) e já está disponível em alguns países. Com ela, o usuário poderá fazer cálculos aritméticos simples, assim como operações logarítmicas e trigonométricas, criar e definir constante, por exemplo.

Imagem: Reprodução/Sam Mobile/TudoCelular

Para usá-lo, é preciso ativar o recurso nas configurações do aplicativo para cada nota criada. Após ativar, as operações que o usuário escrever/desenhar terão o resultado gerado automaticamente.

Vale ressaltar que, até o momento, essa função só está disponível para dispositivos com S Pen, como os tablets da série Galaxy Tab, dobráveis da série Galaxy Z Fold e os modelos mais atuais da linha Galaxy S Ultra da Samsung.

 

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC

WhatsApp ganhará novo recurso que traz várias opções para a transcrição de mensagens de áudio

O WhatsApp está testando um novo recurso que permite que o usuário escolha como obter transcrições de mensagens de voz. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo, na atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.25.4.15.

Com a novidade, os usuários poderão selecionar a opção que desejarem para as transcrições de mensagens de voz, tendo maior controle sobre a ferramenta. As opções disponíveis serão: automaticamente, manualmente e nunca.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Ao escolher a opção “automaticamente”, o usuário verá uma transcrição toda vez que receber uma mensagem de voz; enquanto isso, a opção “manualmente” permitirá que o usuário ative a transcrição somente quando desejar; já a opção “nunca” oferece a possiblidade de optar por não receber transcrições de nenhuma forma, permitindo que o usuário desative completamente o recurso.

Essas opções poderão ser alteradas a qualquer momento no menu de configurações. Com isso, caso a preferência da pessoa mude, é possível selecionar uma outra opção tranquilamente.

Tendo em vista que a novidade ainda está em desenvolvimento, ainda não há uma data definida para o lançamento. Porém, ela deve chegar para todos em breve.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash