Gmail substituirá a autenticação por SMS para a verificação por QR Code

O Google substituirá em breve os códigos de autenticação por SMS das contas do Gmail por uma verificação por QR Code. Essa mudança trará mais segurança e vai diminuir a dependência das operadoras de telefonia.

A autenticação em duas etapas (2FA) via SMS é uma opção funcional, mas que pode trazer riscos, tendo em vista que o funcionamento dessa ferramenta depende da segurança adotada pelas operadoras. Os códigos enviados por mensagem de texto podem ser interceptados por hackers, vítimas de golpes de phishing ou comprometidos caso o número de telefone seja clonado.

Segundo Ross Richendrfer, porta-voz do Google, a empresa procura adotar opções mais seguras, como foi feito com a utilização das passkeys para substituir as senhas convencionais. O novo método de autenticação por QR Code garante diminuir os riscos, pois não dá a possibilidade de o usuário compartilhar acidentalmente um código com golpistas.

Esse novo sistema irá funcionar de forma prática. Ao fazer o login, o usuário não receberá mais um código por SMS; em vez disso, será exibido na tela um QR Code, que, após ser escaneado com a câmera do celular, concluirá a autenticação de forma segura, sem que o usuário precise preencher um código manualmente.

Ainda não foi estipulada uma data para a substituição, mas foi confirmado pelo Google que a empresa já está reformulando a verificação de identidade nos próximos meses.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O YouTube para Android TV ganha uma tag para indicar que vídeo teve áudio traduzido por IA

A função de dublagem de IA é um recurso que foi lançado há alguns meses pelo YouTube. Agora, os vídeos da plataforma na Android TV que forem traduzidos por IA exibirão uma tag “Dublado”, permitindo assim que o usuário saiba quais vídeos foram dublados.

Uns dos vídeos que possuem essa função é o “100 Layer Sfogliatella”. Embora o usuário possa não conseguir visualizar a tag, o vídeo será reproduzido com o áudio dublado automaticamente em sua região.

Imagem: Reprodução/9to5Google

Essa nova tag “Dublado” fica localizada sob o título do vídeo e é parecida com a tag “Legendas”, que também pode ser vista ao navegar na interface da plataforma na TV.

Ainda não se sabe ao certo como funcionará a exibição dessa nova tag em TVs. Na versão de desktop, ela será exibida abaixo do titulo do vídeo; já em TVs, os controles do player são minimizados assim que o usuário escolhe o conteúdo, o que impossibilita a visualização da tag.

Todos os criadores do YouTube têm acesso à dublagem por IA e, inclusive, podem desabilitar o recurso durante o processo de upload.

Vale ressaltar que, tendo em vista de que se trata de uma ferramenta por IA, essa funcionalidade pode apresentar algumas falhas, como por exemplo algumas traduções não apresentarem nuances ou variações regionais específicas.

 

Via: 9to5Google
Imagem: Eyestetix Studio/ Unsplash