O Google substituirá em breve os códigos de autenticação por SMS das contas do Gmail por uma verificação por QR Code. Essa mudança trará mais segurança e vai diminuir a dependência das operadoras de telefonia.
A autenticação em duas etapas (2FA) via SMS é uma opção funcional, mas que pode trazer riscos, tendo em vista que o funcionamento dessa ferramenta depende da segurança adotada pelas operadoras. Os códigos enviados por mensagem de texto podem ser interceptados por hackers, vítimas de golpes de phishing ou comprometidos caso o número de telefone seja clonado.
Segundo Ross Richendrfer, porta-voz do Google, a empresa procura adotar opções mais seguras, como foi feito com a utilização das passkeys para substituir as senhas convencionais. O novo método de autenticação por QR Code garante diminuir os riscos, pois não dá a possibilidade de o usuário compartilhar acidentalmente um código com golpistas.
Esse novo sistema irá funcionar de forma prática. Ao fazer o login, o usuário não receberá mais um código por SMS; em vez disso, será exibido na tela um QR Code, que, após ser escaneado com a câmera do celular, concluirá a autenticação de forma segura, sem que o usuário precise preencher um código manualmente.
Ainda não foi estipulada uma data para a substituição, mas foi confirmado pelo Google que a empresa já está reformulando a verificação de identidade nos próximos meses.
Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash