A Microsoft está testando e analisando a possibilidade de lançar uma versão gratuita e com anúncios do pacote Office para Windows. A informação foi divulgada pelo site Beebom e confirmada pela própria empresa.
O anúncio seria exibido no canto direito da tela, ao lado da página em branco em um documento de texto do Word. A propaganda publicitária não poderá ser ocultada e, durante algumas horas, um vídeo de 15 segundos sem o som ativado também será reproduzido de forma automática.
A versão gratuita possui algumas limitações, como por exemplo não permitir que o usuário salve documentos localmente, o que significa que o arquivo não poderá ser salvo em uma pasta do próprio computador. Como solução, a empresa sugere o aplicativo do OneDrive para armazenamento de textos, planilhas e apresentações de slides na nuvem; valendo ressaltar que cada conta gratuita tem direito a 5 GB para armazenar os dados.
Além disso, algumas outras opções de configuração também não ficam disponíveis nessa versão, como por exemplo adição de marca d’água, análise de dados, ditar um texto, nota de rodapé, gráficos recomendados e instalação de extensões. Até o momento, a nova versão parece abranger apenas o Word, Excel e PowerPoint.
No momento, o Office é gratuito apenas para uso em uma versão muito limitada para navegadores, com o usuário logado em uma conta Microsoft, Outlook ou Hotmail. Em casos de programas instalados no computador, só é possível visualizar documentos e não é possível editá-los.