logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Encontre Meu Dispositivo ganha recurso que permite compartilhar a localização

O “Encontre Meu Dispositivo” agora possibilita que o usuário compartilhe sua localização com amigos e familiares. Segundo o site TecMundo, a novidade foi encontrada pelo portal 9to5Google e está disponível ainda em uma espécie de versão beta.

A nova ferramenta é exibida na guia “Pessoas”. Na aba “Compartilhando com você”, são mostradas, em tempo real, todas as localizações de pessoas que compartilharam com o usuário onde estavam.

Assim como funciona no rastreamento de dispositivos, é necessário somente clicar no nome de uma pessoa para visualizar onde ela está localizada no mapa. Esse recurso também está disponível na versão web.

Na aba “Você está compartilhando com”, o usuário pode ver com quais pessoas ele compartilhou sua localização e em quanto tempo o rastreamento irá expirar. Esse compartilhamento pode ser feito de duas formas, sendo uma delas escolhendo contatos específicos no carrossel, enquanto a outra maneira é enviando um link de compartilhamento.

Vale lembrar que a duração pode ser limitada a uma hora, um dia inteiro, um período personalizado ou até que ela seja encerrada manualmente pelo usuário.

Funcionamento da rede do Encontre Meu Dispositivo

A rede do Encontre Meu Dispositivo funciona, basicamente, possibilitando o compartilhamento de localização de dispositivos, mesmo que eles não estejam conectados à internet ou que estejam desligados.

Para que tudo isso funcione, o serviço do Google utiliza dados de crowdsourcing (alimentada pelos usuários), além do Bluetooth. Quando um dispositivo offline é reconhecido por Bluetooth, as informações de localização desse aparelho são enviadas ao Google, o que facilita que ele seja encontrado.

Esse processo acontece automaticamente, em segundo plano e criptografado de ponta a ponta. Os dispositivos são, ainda, identificados através de etiquetas temporárias, o que diminui a possibilidade de um rastreamento incorreto.

Compartilhamento de dados através do “Encontre Meu Dispositivo”

Para compartilhar dados do dispositivo e participar da rede do “Encontre Meu Dispositivo”, o usuário precisa ativar a função de forma manual. Para isso, o aplicativo oferece quatro opções, que são: desativado, que é quando o dispositivo não participa da rede e não pode ser rastreado através do serviço; sem rede, que faz com que o usuário não contribua para a rede, mas ainda é possível localizar os próprios dispositivos; com rede apenas em áreas de muito tráfego, que é quando o dispositivo compartilha dados apenas em locais movimentados, permitindo que o aparelho seja encontrado ainda que esteja offline; com rede em todas as áreas, que permite que o dispositivo colabore continuamente com a rede, auxiliando a localizar aparelhos perdidos, além de poder ser rastreado remotamente.

Mais novidades

Outra novidade trazida ao aplicativo foi a mudança visual, que agora não mais apresenta uma tela cheia, mas sim uma exibição dividida, com o mapa sendo exibido na parte superior e a lista de dispositivos pareados na parte inferior.

Além disso, também chegaram mudanças para os ícones, que agora são menores; e duas novas abas, “Dispositivos” e “Pessoas”.

Todas as novas funcionalidades estão na versão 3.1.277-4 do Encontre Meu Dispositivo. A atualização está sendo distribuída gradualmente para todos os usuários.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: henry perks/Unsplash

Compartilhe:

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.