Bloco de Notas do Windows 11 deve ganhar recurso de resumos por IA

O Bloco de Notas do Windows 11 poderá receber uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial. A Microsoft começou a testar a novidade com usuários inscritos nos canais Canary e Dev do Windows Insider, possibilitando gerar resumos automáticos com base em textos selecionados diretamente no aplicativo.

Para utilizar a nova função, basta selecionar um trecho de texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção “Resumir”.  A ferramenta de IA irá gerar um resumo automaticamente, que poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.

A Microsoft irá oferecer, ainda, outras formas rápidas de acionar a nova função: um atalho no teclado (Ctrl + M) e uma opção específica no menu do Copilot. O usuário precisa estar conectado a uma conta da Microsoft para usar o recurso, mas é possível desativar as funções de IA através das configurações do aplicativo.

Esta não é a primeira ferramenta com base em IA que a Microsoft testa no Bloco de Notas. No ano passado, a empresa começou a testar o recurso “Rewrite”, que reescreve, através de inteligência artificial, trechos escolhidos pelo usuário.

Outra funcionalidade que está sendo testada pela Microsoft no Bloco de Notas é a visualização rápida dos arquivos fechados recentemente. Além disso, na ferramenta Captura e Esboço (Snipping Tool), a empresa também está testando um recurso chamado “draw & hold”, que tem o objetivo de facilitar a criação de formas geométricas em capturas de tela.

Até o momento, não há informações sobre quando será o lançamento oficial dessas novidades.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Divulgação/Microsoft/TudoCelular

IA da Opera ganha função de ajudar o usuário a organizar as guias abertas no navegador Opera One

A Opera anunciou, nesta quarta-feira (26), a implementação dos Comandos de Guia com IA, uma nova ferramenta que chega para aprimorar a maneira como os usuários interagem com o Opera One, principal navegador da empresa.

A nova funcionalidade permitirá que o usuário conte com o auxílio de Aria, a inteligência artificial nativa do navegador, que ajudará a organizar as guias abertas, facilitando quando a pessoa precisar lidar com várias páginas simultaneamente. O usuário poderá pedir que Aria realize tarefas como fechar guias ou agrupar páginas por tópico, fazendo com que a navegação se torne mais ágil e organizada.

Para utilizar o Comando de Guia com IA, basta ir até a Linha de Comando do Opera (Ctrl+ / no Windows ou CMD + / no Mac) e digitar um comando relacionado às guias abertas. A IA irá entender a linguagem natural do usuário e vai realizar a tarefa solicitada. Caso o usuário possua cinco ou mais abas abertas, basta clicar com o botão direito sobre uma guia e escolher a opção “Gerenciamento de Guias com IA” no menu suspenso.

Privacidade e segurança

Com a implementação do recurso, a Opera garante que a privacidade e a segurança dos dados dos usuários serão mantidas. A empresa divulgou que a IA apenas envia para o servidor o comando oferecido pelo usuário, como por exemplo “fechar todas as minhas guias do YouTube”; porém nenhuma informação pessoal ou os dados contidos nas abas são enviados. Todos os dados ficam armazenados localmente no dispositivo do usuário e são processados diretamente no navegador.

Mais novidades

Além disso, a Opera também adicionou recursos à Aria como parte do programa AI Feature Drops. Entre as atualizações, estão aprimoramentos no modo de escrita dentro da Linha de Comando, repostas mais detalhadas da IA para compras, pesquisa de produtos, culinária, brainstorming de receitas, além de tópicos relacionados a jogos.

Outra novidade é que agora é possível interagir com a IA diretamente a partir de uma guia aberta no navegador, e não somente através da barra lateral ou da linha de comando.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Opera/Olhar Digital