O Bloco de Notas do Windows 11 poderá receber uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial. A Microsoft começou a testar a novidade com usuários inscritos nos canais Canary e Dev do Windows Insider, possibilitando gerar resumos automáticos com base em textos selecionados diretamente no aplicativo.
Para utilizar a nova função, basta selecionar um trecho de texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção “Resumir”. A ferramenta de IA irá gerar um resumo automaticamente, que poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.
A Microsoft irá oferecer, ainda, outras formas rápidas de acionar a nova função: um atalho no teclado (Ctrl + M) e uma opção específica no menu do Copilot. O usuário precisa estar conectado a uma conta da Microsoft para usar o recurso, mas é possível desativar as funções de IA através das configurações do aplicativo.
Esta não é a primeira ferramenta com base em IA que a Microsoft testa no Bloco de Notas. No ano passado, a empresa começou a testar o recurso “Rewrite”, que reescreve, através de inteligência artificial, trechos escolhidos pelo usuário.
Outra funcionalidade que está sendo testada pela Microsoft no Bloco de Notas é a visualização rápida dos arquivos fechados recentemente. Além disso, na ferramenta Captura e Esboço (Snipping Tool), a empresa também está testando um recurso chamado “draw & hold”, que tem o objetivo de facilitar a criação de formas geométricas em capturas de tela.
Até o momento, não há informações sobre quando será o lançamento oficial dessas novidades.
Via: TudoCelular
Imagem: Divulgação/Microsoft/TudoCelular