Nesse sábado (05), a Meta anunciou a nova geração de seu modelo de linguagem de grande escala (LLM), o Llama 4. A novidade chega com três novas versões, incluindo uma que ainda está sendo desenvolvida.
Consideradas as versões mais poderosas lançadas pela empresa até o momento, as novidades chegam com foco em tarefas diferentes.
A Llama 4 Scout usa uma Combinação de Especialistas (MoE) com 17 bilhões de parâmetros ativos e foi treinada com 16 especialistas. Além disso, ela oferece uma janela de contexto de 10 milhões de tokens; é compatível com GPU Nvidia H100; supera modelos como Gemma 3, Gemini 2.0 Flash Lite e Mistral 3.1; além de ser ideal para os usuários que trabalham com textos e imagens.
A versão Llama 4 Maverick compartilha os 17 bilhões de parâmetros ativos com o Scout; é treinada com 128 especialistas; supera o GPT-4º e Gemini 2.0 Flash em benchmarks; apresenta resultados comparáveis ao DeepSeek v3 em codificação e raciocínio; e é recomendada para empresas de médio e grande porte.
Já a Llama 4 Behemoth ainda está sendo desenvolvida e, segundo a empresa, ela é capaz de superar o GPT-4.5, Claude Sonnet3.7 e Gemini 2.0 Pro em benchmarks STEM. Além disso, ela é voltada para empresas que querem desenvolver seus próprios modelos de IA.
A Meta anunciou que irá disponibilizar a Meta AI com Llama 4 para mais pessoas globalmente ainda neste ano, mas não informou uma data exata para isso.
Via: TecMundo
Imagem: Muhammad Asyfaul/Unsplash