Google começa a liberar oficialmente suporte nativo para leitura de PDFs diretamente no Chrome para Android

O suporte nativo para leitura de arquivos diretamente no Chrome para Android começou a ser liberado oficialmente pelo Google. Com a nova funcionalidade, os usuários da versão móvel do navegador não precisarão mais abrir outro aplicativo ao acessar esse tipo de documento.

A novidade traz ferramentas de anotação diretamente do leitor de PDFs. Para isso, basta tocar no ícone de lápis para ter acesso a uma barra de edição que permite utilizar caneta, marca-texto, borracha, refazer e desfazer ações, além de ativar um modo de visualização para navegar pelo documento. É possível, ainda, modificar a largura da linha e escolher cores para os traços.

Além disso, foi mantido o suporte à pesquisa por texto dentro do documento, através do menu. O usuário só precisa escrever a palavra que deseja buscar e utilizar as setas para localizar todas as vezes que essa palavra aparece ao longo do texto. Isso pode ajudar a facilitar a leitura e a navegação por PDFs maiores.

A novidade está sendo implementada gradualmente no Chrome e já foi confirmada em dispositivos com Android 15. Além disso, a função também conta com uma variação específica para dispositivos com Android 12 ou superior, o que garante uma compatibilidade mais ampla.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

OpenAI anuncia uma versão mais leve do modo Deep Research no ChatGPT

A OpenAI anunciou uma nova versão para o modo Deep Research do ChatGPT nessa quinta-feira (24). A ferramenta agora conta com um uma versão mais leve, ainda sendo capaz de gerar relatórios aprofundados, mas em uma escala menor.

A Deep Research (também chamada de Pesquisa Profunda) é voltada para os usuários que precisam realizar pesquisas mais complexas, mas, segundo a empresa, a versão mais leve ainda é capaz de atender às necessidades dessas pessoas.

Essa versão light do modo Deep Research utiliza o modelo generativo GPT-4o Mini, tecnologia lançada em julho de 2014 para ser uma versão reduzida da IA e usar menos energia para realizar o processamento de dados.

Vale ressaltar que a novidade ficará disponível tanto na versão paga quanto gratuita do ChatGPT. Além disso, sempre que os usuários da versão gratuita ultrapassarem o limite de uso diário do Deep Research original, a versão mais leve começará a ser utilizada automaticamente.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Andrew Neel/Unsplash