Usuários brasileiros do Duolingo agora podem aprender japonês, coreano e mandarim a partir do português

O Duolingo anunciou mais 148 novos cursos de idiomas nessa terça-feira (29), incluindo a opção de usuários brasileiros aprenderem japonês, coreano e mandarim a partir do português.

A novidade foi possível graças ao uso de inteligência artificial generativa nos sistemas de “conteúdo compartilhado” da empresa, que possibilitou que um curso-base fosse construído para ser personalizado rapidamente para dezenas de idiomas diferentes.

O Duolingo agora disponibiliza aos usuários as oito línguas mais populares da plataforma, que são inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim. Essas línguas estão sendo disponibilizadas para todos os 28 idiomas configurados no aplicativo.

A novidade tornou possível que países como o Brasil, que não tinha acesso aos conteúdos asiáticos em português, por exemplo, possam expandir suas opções e aprender esses idiomas através de sua língua natal, não sendo mais necessário aprender através do inglês.

Os novos cursos possuem conteúdo para iniciantes em novos idiomas (nível A1 e A2). Além disso, as principais ferramentas de aprendizado disponibilizadas são as Histórias e a DuoRádio, que são capazes de ajudar os usuários a desenvolver sua escrita e compreensão oral, respectivamente.

Os novos cursos disponíveis no Duolingo são:

  • América Latina: usuários que falam português e espanhol agora podem aprender japonês, coreano e mandarim;
  • Europa: usuários falantes de 15 línguas europeias, como por exemplo francês, alemão, italiano e espanhol, agora podem aprender japonês, coreano e mandarim;
  • Ásia: usuários falantes de japonês, coreano, mandarim, vietnamita, indonésio, tailandês, tagalo, híndi, bengali, telugu e tâmil agora podem aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim.

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Duolingo

NotebookLM: assistente de estudos do Google agora é capaz de gerar podcast em português, através de IA

O assistente de estudos com inteligência artificial do Google, chamado NotebookLM, irá gerar podcasts sintéticos em português do Brasil. A novidade foi divulgada nessa terça-feira (29), juntamente ao anúncio de outros recursos.

O NotebookLM foi lançado no Brasil em junho do ano passado e, desde então, já oferecia suporte ao português brasileiro em várias funcionalidades, mas ainda não oferecia a geração de podcasts nesse idioma. Agora, o assistente começa a ter a ferramenta Audio Overview (“Visão Geral de Áudio”, em português), passando a ter disponibilidade em português, além de outros 50 idiomas.

O Audio Overview é uma conversa totalmente gerada por IA, capaz de simular o formato de um podcast, em que dois apresentadores debatem o assunto fornecido pelo usuário. Esses dois apresentadores irão explicar o material de maneira dinâmica e natural, funcionando assim como um suporte para auxiliar no estudo de temas complexos.

Antes de gerar a conversa sintética, é possível escolher qual deve ser o foco dos apresentadores, em que tom deve ser a conversa, o público-alvo do conteúdo e até mesmo restringir a consulta sobre o assunto para fontes específicas.

Mais novidades

Além disso, o NotebookLM também está recebendo outras ferramentas, como por exemplo a busca autônoma por fontes, que permite que o assistente vasculhe a internet à procura de referências que complementem o material do usuário, com destaque para Wikipédia, ArXiv e YouTube, sendo exibidos até 10 resultados com resumos anotados; compatibilidade com mais arquivos, que permite que o assistente agora aceite arquivos PDF, incluindo texto, imagens e gráficos, além de documentos no formato DOCX; mapas mentais interativos, em que o NotebookLM pode gerar diagramas visuais dinâmicos, facilitando a organização e assimilação de grandes volumes de informação; e escolha de idioma, que agora pode ser feita durante o uso da ferramenta, sendo possível selecionar em qual idioma o resultado será apresentado.

Quando ficará disponível?

Até o momento, o Google não anunciou exatamente quando as novidades serão disponibilizadas ao público, porém espera-se que essa liberação ocorra de maneira gradual.

Vale ressaltar que, atualmente, o NotebookLM está disponível apenas para a versão web, mas a empresa também anunciou que a ferramenta será lançada em breve como aplicativo para Android e iOS.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: