Por: Letícia Nascimento
Na última sexta-feira (06), na Arena Jovem da 12ª Bienal do Livro, a equipe do CIDAC anunciou o aplicativo Pause2Play. O anúncio aconteceu durante a palestra do jornalista e escritor Wilson Heidenfelder, que teve como tema o livro “IA e EU: Quando o celular ‘media’ nossas relações”.
A palestra sobre o livro teve o objetivo de debater os desafios e as estratégias para o relacionamento interpessoal em um tempo de mediação digital. E, então, uma das estratégias apresentadas foi o aplicativo que está sendo desenvolvido pela equipe do CIDAC, que possui o objetivo de ajudar os pais e tutores de uma geração digital a gerenciarem o tempo de tela das crianças, alternando as brincadeiras entre digitais e físicas.
O subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, explica como surgiu a ideia do aplicativo Pause2Play.
“O aplicativo surgiu a partir do pedido do Wilson Heidenfelder de fazermos uma dinâmica com o público da palestra. Quando ele foi chamado para fazer parte da Bienal, ele nos solicitou que ajudássemos ele a criar uma dinâmica interativa com as crianças e, em pesquisas, comecei a ver o que poderia ser feito de útil entre tecnologia e a parte analógica. Então, vi alguns dados relevantes sobre o uso de tela pelos jovens, adolescentes e crianças, sobre esse uso excessivo, que é a nomofobia, que é o medo de ficar longe das telas. E aí, então, eu pensei em criar aqui no CIDAC, junto aos nossos estagiários e colegas de trabalho, um aplicativo que pudesse monitorar o tempo de brincadeira das crianças e, ao mesmo tempo, fornecer a elas um tempo correlacionado em tela”, disse.
O aplicativo funciona através de uma tecnologia criada pela equipe do CIDAC, que é uma tecnologia baseada em QR Code e em NFC (dispositivo de aproximação semelhante aos cartões de banco), que faz com que o brinquedo realize a sincronia com o aplicativo e libere o cronômetro. Esse cronômetro é responsável por marcar por quanto tempo a criança irá brincar com o brinquedo físico e, ao mesmo tempo, fornecer a ela um tempo de tela. Isso significa que, quando a criança terminar de brincar com o brinquedo físico, a metade desse tempo será utilizado em tela, como por exemplo se a criança brincar durante uma hora com a bola, ela terá 30 minutos de tela; ou se ela brincar por duas horas com o skate, ela terá uma hora de tela, e assim por diante.
O subsecretário ressaltou, ainda, que o aplicativo será uma alternativa para ajudar os pais e tutores a incentivarem suas crianças a terem mais interesse em brincadeiras saudáveis.
“O Pause2Play é uma ideia de fazer uma colaboração entre os pais ou tutores e as crianças, para ter uma alternância entre a brincadeira saudável e o tempo de uso de tela”, concluiu.
O aplicativo Pause2Play ainda está em desenvolvimento, mas é possível conferir mais detalhes através do site www.pause2play.com.br.
Imagem: CIDAC