O Firefox 141 deve ser lançado em breve, trazendo a implementação do suporte a WebGPU como uma das principais novidades. Isso irá permitir que o usuário utilize sua placa de vídeo para realizar tarefas mais avançadas no navegador.
O WebGPU é uma API que permite que o browser determine alguns recursos do chip gráfico para a realização de diversas atividades. Com isso, o programa é capaz de utilizar o componente do computador para executar simuladores de ambientes, jogos, editores de imagens, entre outros.
O recurso foi distribuído em 2021 e se baseia nas linguagens JavaScript, Rust e C++. Além disso, ele é considerado como uma evolução do WebGL, que possuía uma proposta similar, mas não acompanhou a evolução das placas de vídeo.
Vale ressaltar que a funcionalidade ainda não está disponível em versões do Firefox para outras plataformas além do Windows, pelo menos por enquanto. Os usuários de outras plataformas que quiserem utilizar o suporte poderão baixar a versão Nightly, que é uma variante de testes do navegador.
A atualização deve ser disponibilizada a partir da próxima terça-feira, dia 22 de julho.
Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash