Nessa segunda-feira (04), a OpenAI anunciou que o ChatGPT irá começar a sugerir pausas se perceber que o usuário está conversando durante muito tempo com o assistente. Essa mudança faz parte de um pacote de atualizações, que tem como objetivo incentivar a utilização segura e saudável da inteligência artificial.
Segundo informações divulgadas pela empresa, o ChatGPT não foi criado para ser capaz de tomar decisões no lugar do usuário, mas sim para auxiliar na organização de ideias, ajudar a solucionar dúvidas e construir conceitos. Com isso, o modelo de IA passa a ter medidas que estimulam o uso equilibrado e que buscam identificar sinais de fragilidade emocional.
Entre as principais mudanças, estão envio de alertas sugerindo pausas quando o usuário já estiver há muito tempo interagindo com o ChatGPT; ajustes no modelo para adotar uma postura mais imparcial em conversas sobre decisões pessoais delicadas; treinamento do modelo para perceber sinais de delírio ou dependência emocional.
As novas ferramentas são desenvolvidas com o apoio de médicos, pesquisadores e consultores de aproximadamente 30 países. Entre os especialistas envolvidos, estão clínicos gerais, psiquiatras, pediatras e outros profissionais da saúde, que colaboram com a OpenAI para avaliar e aprimorar as ferramentas de detecção de comportamento alarmante.
Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/OpenAI