A Microsoft anunciou, nessa quarta-feira (20), o início da distribuição da pesquisa semântica para a busca de arquivos do Windows 11. A novidade tem o objetivo de levar mais agilidade e inteligência para a ferramenta graças aos recursos de IA do Copilot.
A atualização é implementada no aplicativo do Copilot. Lá, os usuários podem enviar comandos como “encontre fotos de montanha no meu computador”, por exemplo.
O comando permite que o aplicativo liste os programas que correspondem ao que foi pedido, caso haja algum. Após isso, o usuário pode abrir o documento ou até mesmo adicioná-lo à conversa, caso deseje utilizá-lo em outros prompts.
Além da busca semântica, a tela inicial do aplicativo também recebeu um novo layout e agora exibe os arquivos, aplicativos e conversas recentes, com o intuito de facilitar o acesso às informações.
Imagem: Divulgação/Microsoft/Canaltech
Até o momento, os novos recursos estão disponíveis em versões de testes do Windows 11, o que significa que por enquanto somente os usuários do programa Insider possuem acesso. Porém, vale ressaltar que o acesso está restrito para os usuários que possuem Copilot+ PC, que é o computador que atende requisitos específicos para rodar funções de IA do sistema.
A empresa ainda não divulgou quando os recursos serão distribuídos para a versão estável do Windows. É esperado que as novidades cheguem a todos os usuários no decorrer dos próximos meses.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash