Por: Letícia Nascimento
Na última sexta-feira (05), o CIDAC, através da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, proporcionou aos alunos dos Cursos de Informática uma visita à Casa Firjan, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, ressaltou que a viagem fez parte da programação de conteúdo do curso.
“Essa viagem fez parte do conteúdo programático, como aula de campo, e conta horas-aula. A Casa Firjan oferece ambientes de inovação para criar conexões com o futuro. Fizemos uma visita acompanhada e comentada por mediadores educacionais da instituição, que promoveram debate sobre sustentabilidade e tecnologia. Os alunos tiveram a oportunidade, também, de conhecer o espaço ‘FAB LAB’, onde viram como funciona, por exemplo, uma impressora 3D”, frisou.
A visita, que foi acompanhada também pela equipe pedagógica, administrativa e técnica do CIDAC, teve o principal objetivo de oferecer aos alunos uma experiência imersiva de tecnologia e inovação. Além de conhecerem o espaço ‘FAB LAB’, os alunos também contaram com um momento de aprendizado sobre biotecnologia.
A aluna Isadora Luiza Martins explicou que a experiência da visita superou as expectativas.
“Eu estava bem animada pra viagem e realmente superou a minha expectativa, eu gostei bastante. Teve a experiência da gente conhecer várias tecnologias que a gente nunca teve acesso, e eu realmente não sabia que tinha tudo isso tão perto da gente. E, nesse sentido, tinham várias tecnologias interessantes, e inclusive o que mais me deixou surpresa foi a gente ter acesso a tudo aquilo. É uma tecnologia muito grande, muito diferente e inovadora que as pessoas podem ir lá e acessar. Então, achei muito interessante, além de todo o cuidado que a Firjan teve com a gente, o cuidado que o CIDAC teve com a gente de nos levar até lá, a paciência de explicar tudo e tirar nossas dúvidas. Foi bem acolhedor, bem diferente”, disse.
O subsecretário de Governança Digital, José Vicente Alves, destacou que o objetivo de promover eventos como esse é contribuir para a transformação da vida dos alunos através da educação digital.
“Esse é o segundo ano que estamos promovendo esse evento e, para que tudo aconteça de forma segura e responsável, contamos com o apoio da nossa Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, e também da Secretaria de Educação, por meio da Prefeitura de Campos. Nosso objetivo maior é ver a transformação que a educação digital é capaz de fazer na vida dos nossos alunos”, explicou.
Imagem: CIDAC