A Microsoft está testando uma nova ferramenta de IA para editar imagens sem a necessidade de instalar aplicativos extras. A novidade apareceu em uma versão experimental do Windows 11, liberada nesta semana no programa Insider.
O recurso é acionado por meio do Explorador de Arquivos e usa recursos do Copilot, ecossistema de inteligência artificial da empresa. Com isso, ao clicar no botão direito sobre um arquivo de imagem, o sistema vai oferecer alguns ajustes dentro do menu “Ações de IA”.
Além disso, o usuário pode escolher remover objetos e borrar o plano de fundo pelo aplicativo Fotos. Também é possível apagar o segundo plano das imagens com o Paint.
Segundo informações divulgadas pela Microsoft, as ações funcionam com arquivos nos formatos JPG, JPEG e PNG.
Outras novidades também foram liberadas na versão 27938, incluindo a opção para ver o horário com os segundos ao abrir o widget de calendário na barra de tarefas. Nas configurações, o Windows recebeu uma página para visualizar quais aplicativos usaram os recursos do PC para gerar imagens e texto com IA.
Imagem: Divulgação/Microsoft
Até o momento, as novidades foram liberadas somente na versão de testes do Windows 11, no canal Canary. Isso significa que somente os usuários inscritos no programa experimental da Microsoft conseguem instalar a nova versão.
Quanto à liberação da novidade para todos os usuários, a Microsoft ainda não informou uma data.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash