O Google integrou recursos de IA generativa ao Chrome. O navegador começou a receber, desde essa quinta-feira (18), um painel de acesso ao Gemini, além de recursos agênticos e acesso rápido ao Modo IA no futuro.
Parecido com o painel lateral presente em aplicativos do Google Workspace, o Gemini traz várias sugestões de ações para resumir artigos, responder a perguntas sobre páginas da web e encontrar informações em vídeos no YouTube; além de ser possível usá-lo normalmente como chatbot sem que seja necessário abrir outra aba. Porém, inicialmente apenas usuários que residem nos Estados Unidos e usam o aplicativo em inglês no Android, no Windows e no macOS terão acesso.
Imagem: Divulgação/Google/Canaltech
Outra novidade é que o Chrome vai receber suporte a agentes de IA nativos e automatizar tarefas, tendo como destaque ações como montar um pedido de compras no mercado ou fazer reservas em estabelecimentos. O objetivo é que esses agentes façam todo o trabalho manual do processo, que geralmente leva mais tempo, enquanto o usuário apenas aprova os comandos ou refaz os pedidos. Essa ferramenta deve chegar nos próximos meses.
Imagem: Divulgação/Google/Canaltech
Já o Modo IA poderá ser usado diretamente da barra de pesquisa do Chrome. O recurso cria uma página voltada para a busca com resumos, imagens e outras informações importantes, sem utilizar o formato padrão de buscas que exibe os principais links no topo. O novo atalho chega ainda neste mês para os usuários do Chrome em inglês nos Estados Unidos.
Além disso, como já acontece com o Gemini, o navegador com IA também será capaz de integrar dados da Agenda, do Maps e do YouTube para refinar os resultados. O chatbot irá conseguir marcar reuniões e ver detalhes sobre uma localização ou rota sem sair da aba atual, por exemplo.
Imagem: Divulgação/Google/Canaltech
A nova fase de IA do Chrome ainda traz diversas opções para entender o contexto das páginas e dos hábitos de navegação. Uma das novidades é a opção de encontrar páginas acessadas a partir de comandos de linguagem natural, sem que seja preciso abrir o histórico e procurar manualmente.
O Chrome poderá, ainda, analisar detalhes da página e abrir um painel lateral para tirar dúvidas através do buscador. Na parte de segurança, o Google destacou o uso do modelo Gemini Nano para identificar possíveis páginas com vírus e tentativas de golpe.
Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash