Editor de imagens do Google Fotos ganha integração com o modelo de IA Nano Banana

Nessa terça-feira (11), o Google Fotos anunciou vários recursos novos, incluindo a integração do modelo de IA Nano Banana ao editor de imagens. A novidade irá permitir que os usuários façam diferentes tipos de transformações em suas fotos a partir de comandos simples.

Lançada em agosto pelo Google em uma atualização do Gemini, a funcionalidade de geração de imagens se destaca pela rapidez nas modificações. Além disso, a ferramenta é capaz de apresentar resultados realistas e de mesclar diversos estilos em uma mesma foto.

A nova integração do editor do Google Fotos com o Nano Banana promete permitir que o usuário faça diversos tipos de transformações em imagens, como personalizar a foto que acabou de tirar aplicando um efeito renascentista, por exemplo.

Além disso, também é possível transformar uma foto adicionando um mosaico feito de ladrilhos coloridos, fazer mudanças para que ela se pareça com uma página de livro de história infantil, entre outros.

Para utilizar a novidade, basta abrir o arquivo armazenado, clicar em “Editar” e em “Ajude-me a editar”, descrevendo o que desejar fazer ou escolhendo um dos prompts disponíveis. Depois, basta esperar a edição feita pela IA e salvá-la, compartilhando com os contatos.

A ferramenta “Ajude-me a editar” também pode ser usada para remover óculos de fotos, abrir os olhos de uma ou mais pessoas, além de outras correções.

Já o recurso “Criar com IA” possibilita a geração de imagens instantaneamente a partir de prompts populares, como “crie uma foto profissional” ou “coloque-me em uma sessão de fotos de alta moda”. Essa novidade irá chegar primeiro ao aplicativo para Android nos Estados Unidos e na Índia nesta semana.

Uma outra novidade é a expansão do “Pergunte ao Fotos”, que auxilia a encontrar imagens específicas com mais rapidez e por meio de interações naturais. Essa funcionalidade será lançada em mais de 100 novos países e regiões e 17 idiomas.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/Google

WhatsApp aprimora a limpeza de conversas com novos recursos de gerenciamento de armazenamento

O WhatsApp está implementando um recurso de limpeza de conversas com opções para excluir mensagens ou categorias específicas de mídia. A novidade foi divulgada pelo portal WABetaInfo nesta quarta-feira (12).

Agora os usuários podem ter mais controle sobre o gerenciamento de suas conversas através do novo recurso avançado de limpeza de conversas. Em atualizações anteriores, os usuários podiam selecionar a opção “Limpar chat” diretamente no menu de opções, que mostrava um alerta de confirmação. Esse aviso também exibia uma opção de remover arquivos de mídia da galeria do dispositivo. A atualização mais recente traz, então, uma nova janela na parte inferior da tela que confirma a ação de apagar uma conversa e pergunta se o usuário deseja apagar as mensagens favoritas da conversa.

Essa nova tela de confirmação adiciona uma camada a mais de controle para os usuários que dependem de mensagens favoritas para salvar conteúdos importantes. Quando o usuário escolher limpar uma conversa, o WhatsApp irá mostrar uma janela na parte inferior perguntando se as mensagens favoritas também devem ser apagadas. Com isso, é evitada uma perda acidental de uma informação importante ou de anexos marcados como importantes.

Além disso, o mensageiro também irá oferecer aos usuários um maior controle sobre quais arquivos de mídia serão excluídos durante esse processo de limpeza. Isso significa que no lugar da opção de “limpar tudo”, os usuários poderão escolher remover todas as mensagens, mantendo as mídias, ou poderão preferir excluir apenas os arquivos de mídia da conversa. O WhatsApp irá exibir, ainda, quanto espaço de armazenamento será liberado após a exclusão dos dados selecionados.

Vale ressaltar que, ao optar pela exclusão dos arquivos de mídia, o usuário pode revisar diferentes categorias e selecionar o que deseja remover. As opções incluem vídeos e GIFs, imagens, figurinhas, documentos e arquivos de áudio.

O novo recurso para limpar conversas está sendo lançado gradualmente para testadores da versão beta do WhatsApp para Android. Assim como geralmente acontece com os recursos beta do WhatsApp, a novidade deve ser lançada gradualmente para todos os usuários nas próximas semanas.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo