ChatGPT ganha novo recurso que permite conversa em grupo para que até 20 pessoas usem a IA juntas

Nessa quinta-feira (13), a OpenAI anunciou uma nova ferramenta dentro da plataforma ChatGPT. Agora o serviço de IA conta com os chats em grupo, uma conversa colaborativa para que vários usuários utilizem a ferramenta em um mesmo ambiente.

Os chats em grupo são espaços colaborativos que possuem a finalidade de servir como um bate-papo em ferramentas de comunicação tradicionais, como o WhatsApp, por exemplo. Porém, nele os usuários também podem interagir com o ChatGPT, que tem participação ativa na conversa e pode responder prompts em tempo real ou gerar conteúdo.

Segundo a OpenAI, o intuito dos chats em grupo dentro da IA é juntar amigos, familiares ou colegas de trabalho em um mesmo espaço compartilhado para que possam planejar, tomar decisões ou pensarem em uma ideia juntos. A empresa divulgou como exemplos o planejamento de viagens e projetos de reforma de um cômodo.

Além disso, o recurso também pode ser utilizado em projetos rápidos de escola ou trabalho, tendo em vista que é possível compartilhar artigos, notas e perguntas para pedir que ele organize, resuma ou crie conteúdos.

Como funcionam os chats em grupo

O chat em grupo está disponível para todas as modalidades de usuário, sendo acessível tanto para quem utiliza a ferramenta gratuita quanto para quem usa as versões Go, Plus e Pro.

As conversas possuem capacidade para até 20 pessoas, que podem acessar o chat através de um link compartilhado por algum dos participantes. Ao entrar em uma conversa pela primeira vez, o usuário precisa criar um perfil simples com nome, nome de usuário e uma foto que ajude na identificação.

Quanto às funções disponíveis, diversas das funcionalidades do ChatGPT convencional estão liberadas nas conversas em grupo, incluindo a geração de texto ou imagem, buscas pela internet, comandos de voz e anexo de arquivos ou fotos para aprimorar um prompt.

As respostas dadas pela IA são todas geradas pelo GPT-5.1 Auto, que é um modelo de linguagem capaz de selecionar qual é o melhor LLM da OpenAI disponível no momento, baseado no tipo de prompt e no tráfego atual.

Durante as conversas, o ChatGPT pode responder naturalmente quando achar que é a melhor opção ou quando for questionado sobre algo, mas ele também pode saber a hora de não se manifestar na conversa para não interferir no chat.

Além disso, nas configurações do criador da conversa, é possível configurar as instruções ao ChatGPT, nomear o grupo, adicionar ou remover pessoas e silenciar notificações.

Por enquanto, a memória do ChatGPT que se lembra dos gostos e das configurações de preferência dos usuários não é ativada nas conversas em grupo por motivos de privacidade; mas a companhia já divulgou que está aprimorando as personalizações para permitir esse tipo de interação em uma atualização futura.

Até o momento, a OpenAI só distribuiu a novidade para alguns países, que são o Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Nova Zelândia. Há, ainda, a promessa de expansão dos testes depois de receber críticas e sugestões dos usuários; mas por enquanto não há previsão de quando será feita a expansão para outros países, incluindo o Brasil.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/OpenAI 

Google Drive agora pode gerar resumos em áudio de PDFs longos com a ajuda da IA Gemini

O Google Drive agora é capaz de gerar resumos em áudio de PDFs longos com a ajuda da IA Gemini. A novidade cria versões narradas em um estilo de podcast, com uma duração que varia de dois a dez minutos.

O objetivo do novo recurso é facilitar a leitura de documentos maiores, possibilitando que o usuário ouça o conteúdo enquanto realiza outras tarefas, sem que seja necessário abrir o arquivo original.

A ferramenta utiliza a IA Gemini para analisar o conteúdo de PDFs extensos e gerar automaticamente um resumo falado em formato de podcast. Em alguns segundos, o sistema gera um áudio de 2 a 10 minutos, destacando os principais pontos do texto. Depois de gerado, o arquivo é salvo na pasta “Audio overviews” dentro do Drive e, até o momento, está disponível apenas para documentos em inglês.

O recurso começou a ser liberado gradualmente nessa quarta-feira (12) para os assinantes do Google One AI Pro e AI Ultra. Nas empresas, a novidade já está sendo disponibilizada nos planos Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, AI Pro for Education e AI Ultra for Business.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash