A rede social X (antigo Twitter) anunciou o lançamento do Chat, uma nova versão do sistema de mensagens diretas (DMs). A novidade substitui a antiga ferramenta de DMs e passa a oferecer aos usuários recursos como criptografia de ponta a ponta, suporte a chamadas, mensagens que desaparecem e novas funções de controle.
O Chat traz a criptografia de ponta a ponta tanto para as mensagens quanto para os arquivos enviados. Porém, a empresa divulgou que as informações de metadados, como por exemplo quem recebeu a mensagem ou o horário do envio, não são protegidas.
Uma outra questão é que o sistema ainda não conta com mecanismos capazes de alertar o usuário caso um ataque aconteça, o que significa que se um invasor interno ou a própria plataforma acabar comprometendo uma conversa, o usuário não conseguirá perceber. A empresa divulgou, ainda, que as ferramentas de verificação de autenticidade das mensagens e de identidade dos dispositivos estão em desenvolvimento.
Além da criptografia, o Chat também traz funcionalidades com o objetivo de oferecer mais privacidade aos usuários, incluindo mensagens que se autodestroem após um período selecionado e controles relacionados a capturas de tela, permitindo que o usuário bloqueie completamente o print ou receba alertas quando alguém registrar a conversa.
Outras novidades que foram implementadas são chamadas de voz e vídeo no próprio chat, possibilidade de editar e apagar mensagens, envio de arquivos diversos com proteção E2EE (criptografia de ponta a ponta), controle sobre prints e notificações, futuro suporte a mensagens de voz.
Até o momento, a novidade está disponível para iOS e web, mas deve chegar ao Android em breve.
Say hello to Chat – all-new secure messaging on X.
• end-to-end encrypted chats and file sharing
• edit, delete, or make messages disappear
• block screenshots and get notified of attempts
• no ads. no tracking. total privacy. pic.twitter.com/7dmDEDkYvO— Chat (@chat) November 14, 2025
Via: Olhar Digital
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash





