O Google anunciou que o Google Assistente deixará de funcionar nos dispositivos. A ferramenta ficará disponível para os usuários somente até março de 2026.
O Google Assistente ficou conhecido pela ativação através do comando “Ok, Google” e por realizar tarefas como criar alarmes e fazer ligações para contatos específicos. Porém, o serviço tinha limitações nas respostas a perguntas mais complexas.
Com isso, o fim do serviço já era esperado, tendo em vista as diversas atualizações recebidas pelo Gemini. A ferramenta de IA do Google atende não somente às demandas de seu antecessor, mas também oferece mais recursos e maior capacidade de interpretar comandos em linguagem natural, gerando assim respostas mais personalizadas.
A transição de uma ferramenta para outra já está acontecendo e, depois de concluída, o Google Assistente será removido das lojas de aplicativos, enquanto o Gemini passará a ser a única opção para que a maioria dos usuários façam pesquisas rápidas e inteligentes.
Essa mudança também deve afetar os motoristas que usam o Android Auto, considerando que muitos carros ainda dependem do Google Assistente. Apesar disso, o Google já começou a liberar globalmente o Gemini para o serviço.
Via: Canaltech
Imagem: appshunter.io/Unsplash